
Você sabia que estas obras foram projetadas por mulheres?
Cada vez mais, as mulheres estão presentes na arquitetura, assinando grandes projetos e mostrando que, acima de tudo, é preciso dar espaço às profissionais do gênero feminino. Para ilustrar, selecionamos algumas obras projetadas por arquitetas e revelamos a sua importância.
Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Considerada a arquiteta mais famosa do Brasil, Lina Bo Bardi nasceu, na verdade, na Itália. Sua obra mais famosa é o Museu de Arte de São Paulo (MASP), um dos mais importantes da América Latina. Inaugurado em 1968, o projeto simboliza a arquitetura moderna brasileira. Sua característica mais marcante é o vão livre de 74 metros, criado para que a estrutura não cobrisse a paisagem do outro lado.
SESC Pompeia

Outra importante obra arquitetônica de Lina Bo Bardi, o SESC Pompeia foi escolhido o 6º melhor prédio de concreto do mundo pelo jornal britânico The Guardian. O edifício começou a ser construído em 1977 e foi inaugurado cinco anos depois. No espaço, funcionava uma fábrica de tambores, que teve parte de sua estrutura revitalizada e adaptada.
Centro Aquático de Londres

Inaugurada em 2011, a obra foi projetada por Zaha Hadid para receber competições aquáticas dos Jogos Olímpicos de Londres, que foram realizados no ano seguinte. Com quase 16 mil metros quadrados de área, o edifício tem linhas inspiradas na fluidez do movimento da água e é um dos mais importantes legados da arquiteta.
Museu Nacional Geopark Fangshan Tangshan

Assinado pela arquiteta francesa Odile Decq, a obra monumental foi inaugurada em 2014, na cidade chinesa de Nanjing. O museu é dedicado à antropologia e geologia e sua arquitetura contemporânea está integrada à paisagem ao redor.
Aqua Tower

Inaugurado em 2009, o edifício assinado pela arquiteta Jeanne Gang é um dos símbolos da arquitetura contemporânea de Chicago. Com 250 metros de altura, a torre de uso comercial e residencial tem 82 andares. A fachada é inspirada na formações rochosas de calcária encontradas na região dos Grandes Lagos, onde está localizada a cidade.
Museu de Arte Contemporânea de Cleveland

Assinado pela arquiteta iraniana naturalizada britânica Farshid Moussavi, o museu inaugurado em 2012 faz parte do projeto de revitalização urbana de Cleveland, nos Estados Unidos. As linhas geométricas ganham ar futurista com o revestimento externo de vidro espelhado, que interage com as condições climáticas.
Leia Também:
Especial Dia Internacional da Mulher: 10 importantes arquitetas e paisagistas
Especial Dia Internacional da Mulher: 10 importantes designers
Fontes: ArchDaily, Blog da Arquitetura, BBC Brasil e G1.