
Você sabia que a China tem cópias de edifícios que são ícones da arquitetura?
Não é difícil encontrar réplicas chinesas de grifes de vestuário e acessórios de moda e até eletroeletrônicos, mas você sabia que a China tem uma espécie de coleção de cópias de grandes ícones da arquitetura mundial? Por mais surpreendente que isso pareça ser, é realmente verdade.
Apesar de o país despontar como um lugar fértil para obras originais de arquitetos premiados, existem muitas cópias espalhadas por lá. Mudam as dimensões e, após algumas adaptações dos projetos originais (afinal, a pretensão é que as réplicas sejam muito mais baratas), a cópia já poder ser “apreciada”.
Conheça a seguir alguns exemplos e divirta-se com a criatividade dos chineses.
Sydney Opera House
Assinado pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, o projeto original é um ícone arquitetônico da Austrália. Já a cópia chinesa… bem, ficou parecendo uma casinha de bonecas muito fofa.
Heydar Aliyev Centre
Apesar de a China ter duas grandes obras da arquiteta Zaha Hadid (Guangzhou Opera House e Galaxy SOHO), nada impediu que construíssem esta cópia do Heydar Aliyev Centre. O original está localizado em Baku, no Azerbaidjão.
30 St Mary Axe
Nem mesmo o edifício moderno mais famoso de Londres escapou da ambição dos chineses. O 30 St Mary Axe, de Norman Foster, ganhou uma versão bem reduzida. Afinal, é preciso poupar dinheiro, não é mesmo?
Centre Georges Pompidou
Com certeza existe uma réplica da Torre Eiffel em algum lugar do país. Mas para esta lista, encontramos uma cópia do parisiense Centre Georges Pompidou. Enquanto o edifício original é assinado pelo italiano Renzo Piano, a réplica é de autor desconhecido. Guardadas as devidas proporções, até que ficou bastante parecida com a obra de Piano.
San Francisco Museum of Modern Art
O suíço Mario Botta também ganhou uma versão chinesa. Neste caso, a obra exata não pôde ser identificada, mas parece uma mistura dos traços do San Francisco Museum of Modern Art com a Cathédrale d’Evry. Enfim, conseguiram incorporar tão bem o estilo do arquiteto que ficou difícil saber até que ponto este projeto é uma cópia ou original.
Depois de ver estes “magníficos” exemplos, qual você acha que deveria ser o próximo grande projeto copiado pelos chineses? Eu gostaria de ver como eles reproduziriam um Frank Gehry ou um Oscar Nieleyer. E vocês?
Fonte: ArchDaily.