Top

Você sabe o que é gabião?

gabiao_02_blog-da-arquitetura
Fachada da vinícola Dominus Winery, em Napa Valley, nos Estados Unidos, assinada pelo escritório suíço Herzog & De Meuron

Aplicado na arquitetura desde o século 19, o gabião é uma estrutura feita em aço, semelhante a uma gaiola preenchida por pedras. Ele é utilizado em paredes e muros e costuma ser usado em fachadas e até no paisagismo.

A estrutura do gabião é composta de telas flexíveis, que formam uma espécie de malha com padrões hexagonais, como colmeias. Para dar reforço, é preciso inserir uma torção dupla de ligas de aço.

Existem três tipos de gabiões: caixa, colchão e saco. O primeiro tem o formato de um paralelepípedo, com tampa e divisões internas (células). Já o colchão tem a forma desse objeto, sendo mais achatado e com dimensão maior. O gabião chamado de saco, por outro lado, é usado em fundações, por exemplo redes para proteger encostas e no assentamento de cursos d’água e leitos de rio.

gabiao_03_blog-da-arquitetura
Projeto do arquiteto Zdeněk Trefil, na República Checa, que combina revestimento em metal perfurado com estrutura de gabião

+ Vantagens do gabião

Durante a obra, o gabião gera poucos resíduos, criando estruturas monolíticas prontas para serem usadas.  Além disso, seu impacto ambiental é muito pequeno, uma vez que as telas de aço são  recicláveis e as pedras podem ser retiradas de rios e fornecidas por empresas locais.

Alguns projetos utilizam materiais alternativos e entulho para preencher as estruturas, fazendo com que essas possibilidades de enchimento sejam uma opção vantajosa, contanto que o ciclo de vida não seja baixo.

gabiao_04_blog-da-arquitetura
Residência na Bulgária, da firma I/O Architects

+ Tipos de pedras

Caso decida por preencher o gabião com pedras, esteja atento ao escolher o tipo que irá usar, já que elas refletem diretamente na estética do projeto, além de sua durabilidade.

As mais comuns são granito, calcário, basalto, diabásios e seixos, que devem ser britadas ou roladas, com fragmentos maciços, duros e resistentes, sempre maiores do que os vãos da tela. Evite rochas em decomposição, moledos, arenito ou capa de pedreiras.

gabiao_05_blog-da-arquitetura
Casa na Polônia, do escritório Kropka Studio

Abaixo, Parque Metropolitano Sur, no Chile, do Polidura Talhouk Arquitectos, pronto e durante a execução do projeto, com os gabiões sendo preenchidos com pedras.

gabiao_06_blog-da-arquitetura

gabiao_07_blog-da-arquitetura