Top

Voar de primeira classe no futuro será bem diferente do que conhecemos hoje. Confira!

Nas décadas iniciais da aviação comercial, acredite se quiser, voar era uma experiência super luxuosa, com jantares de lagosta e álcool ilimitado servido em taças de vidro gratuitamente. Mas a aviação mudou rapidamente, com espaços para as pernas cada vez mais apertados e o serviço foi tornando-se menos refinado. Porém a tendência para os voos de primeira classe no futuro prometem retomar o glamour de décadas atrás, através de muita inovação em sua arquitetura e design.

Uma das suítes do Singapore Airlines A380 (Foto: Reprodução).

“As principais operadoras globais, como a Emirates e a Cingapura, estão correndo para se superar quando se trata de cortejar seus passageiros de gastos mais elevados com incríveis produtos de primeira classe”, contou Brian Kelly, um grande estudioso do assunto.

“Este ano (2017) foi incrível para a inovação de primeira classe. A Emirates apresentou a suíte fechada no Dubai Airshow, e algumas semanas depois, a Singapura Airlines apresentou uma extraordinária série também”, completou.

Para se ter uma noção, no Emirates Boeing 777, os passageiros da primeira classe sentam-se em suítes totalmente privadas com divisórias que se estendem do chão ao teto. Os assentos usam tecnologia inspirada na NASA para criar uma sensação de “gravidade zero”.

Como se não bastasse, o Emirates 777 é o primeiro avião a usar janelas virtuais nas suítes interiores de primeira classe, que oferecem imagens ao vivo de câmeras montadas no exterior da aeronave. No Singapore A380, se você estiver voando com um parceiro, você pode reservar suítes adjacentes que irão formar uma cama de casal quando combinadas.

Um dos banheiros da primeira classe do Singapore Airlines (Foto: Reprodução).

+E não vai parar por aí

“O novo conceito que desenvolvemos para Singapore Airlines é realmente nossa visão para o futuro”, diz o designer Jacques Pierrejean, que desenvolveu a primeira classe tanto do Emirates 777 quanto do Singapore A380.

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

“Nós podemos imaginar uma suíte fechada completa com um banheiro individual nos próximos anos. Claro, se você quiser se misturar com outros passageiros, você pode mudar para alguma área social especialmente projetada, como um bar, como já é oferecido na A380″.

A Airbus já criou um plano conceitual para o ano 2050 e é drasticamente diferente dos aviões que costumamos voar hoje em dia. O conceito de primeira classe do futuro mostra a possibilidade de um avião que não apenas tenha telas holográficas enormes, mas também uma área de estar inteira cercada por uma “membrana” transparente que ainda está em desenvolvimento, permitindo que os passageiros se sintam como estivessem flutuando no céu.

Se este plano conceitual se tornar realidade, os designers serão responsáveis por criar um tipo completamente novo de cabine de primeira classe, que provavelmente não se parece absolutamente nada com os que conhecemos hoje. Embora um dia possamos ter uma primeira a primeira classe com um plano transparente com hologramas para TVs, o futuro próximo provavelmente mantém menos inovações de ficção científica.

Fonte: AD