Top
saber línguas

Viajar e a arte de saber línguas 

Pensando em viajar para o exterior? Conheça os benefícios de falar outros idiomas.

Comunicar-se é algo vital para a interação do ser humano com o mundo em que vive e para a absorção de seus conhecimentos. Mas, e quando queremos viajar para outro país? Comunicar-se em outro país deixa de ser algo somente benéfico e passa a ser uma necessidade de sobrevivência. É muito comum quem viaja sem saber línguas confrontar-se com situações desagradáveis e querer se comunicar através de mímica, por exemplo. Em situações de descontração, isso pode até ser possível e engraçado. Porém, em situações de emergência, não ter o mínimo de conhecimento em outro idioma pode se tornar um terrível pesadelo. Saber línguas é extremamente importante quando não se está em seu país de origem. Essa habilidade lhe permite interagir com seus arredores e vivenciar coisas que nunca poderiam ser vivenciadas se não fosse pelo contato direto com os nativos.

we-no-speak-americano-blog-da-arquitetur

+ Saber línguas universaliza o pensamento

Todo mundo sabe o quanto era difícil e caro aprender idiomas no passado. Hoje em dia, no entanto, são muitas as oportunidades que temos para estudar um idioma. A própria tecnologia tem nos ajudado a alcançar essa meta através de aplicativos para smartphones, jogos, sites de estudos e as novas plataformas online, como é o caso da Preply – que oferece o estudo de disciplinas escolares, música, arte e idiomas espalhados pelos quatro cantos do mundo. Ou seja, de onde você estiver e a qualquer hora é possível aprender ou exercitar uma nova língua. Falar línguas pode ajudá-lo a conseguir trabalhos de meio período onde estiver morando, além de ser ótimo para explorar não só a cidade em que estiver residindo, mas a cultura local em todas as suas formas.

BlogdaArquitetura.com

+ Mais autonomia

As línguas nos permitem uma maior independência e isso faz com que nos tornemos seres mais conscientes e empreendedores. Melhor do que abrir uma ferramenta como o Google Tradutor e tentar comunicar-se através de aparelhos, é olhar para os nativos e poder trocar conhecimentos com quem partilha de experiências distintas das nossas. Todo esse conhecimento pode ser trazido para o Brasil e empregado em todas as áreas de sua vida. Além disso, junto com a língua estrangeira, você precisa aprender a se adaptar aos costumes alheios e acaba se tornando alguém mais flexível e resiliente diante de acontecimentos sobre os quais você não tem controle. Sua interação com as pessoas melhora e você desenvolve a habilidade de fazer novas amizades onde quer que esteja.

É, de fato, uma das competências que todos deveriam privilegiar. Com o estudo de uma língua, ganha-se mais qualidade de vida, melhor cargo na empresa e uma sede de vida que só quem viaja e se sente parte do mundo pode explicar. Se você está pensando em morar um tempo fora do Brasil ou mesmo visitar algum país por algumas semanas ou meses, invista no estudo do idioma. Além de tirar fotos maravilhosas e sair das terras brasileiras, você vai trazer muito mais do que investiu na viagem e poderá transformar seu estilo de vida em todos os sentidos.