Top

Vem ver quadro famoso de Van Gogh se movimentar!

Já falamos algumas vezes por aqui sobre ilusão de ótica, pois simplesmente adoramos esse conceito na arte, na fotografia…

E foi durante uma pesquisa sobre obras que conferem essa “enganação ao cérebro” que encontramos nada mais do que o Noite Estrelada (1889), quadro famoso de Van Gogh, uma novidade, pois ele não está no hall das peças que provocam ilusão ao olhar do espectador. Olha ele aí:

 

van gogh
Van Gogh pintou esse quadro aos 37 anos, quando morava em um asilo

Mas, peraí. Olhando para ele assim já dá para ter uma pequena sensação de movimento, típica em imagens com ilusão de ótica, não é? Mas não era basicamente esse o intuito do artista.

O que é possível é apreciar a beleza do óleo sobre a tela, caracterizando um estilo pessoal do pintor, já que na época em que o fez já tinha rompido com o impressionismo.

Apesar de fugir do conceito de ilusão, a paisagem, que foi pintada a partir das memórias de Van Gogh, surge como uma metamorfose, unindo a turbulência do céu e a tranquilidade da cidade. A forma como ele dispôs as cores e as formas que ele deu ao vento, às montanhas e à igreja traz muita “mobilidade” ao quadro.


Enfim, o quadro é incrível, não é? Mas esse post aqui veio te mostrar que ele pode simplesmente ganhar vida!

É o seguinte: olhe para a imagem com espiral em movimento durante 30 segundos. Em seguida fixe o olhar no quadro logo abaixo e você verá a pintura se movimentar de verdade ;) Tente:

ilusão de ótica

van gogh


Depois que seu olhar se recompor conte pra gente o que achou! :) Se tiver dicas de arte, deixe nos comentários abaixo.

Vale lembrar que o quadro famoso de Van Gogh, “Noite Estrelada”, pode ser conferido de pertinho no Museu de Arte Moderna de Nova York, nos Estados Unidos.