Após o sucesso da mostra “Mondrian e o Movimento De Stijl”, o Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo (CCBB-SP) apresenta “O triunfo da cor. O pós-impressionismo”. Com entrada gratuita, a exposição estará aberta ao público até o dia 7 de julho. Depois dessa data, seguirá para o CCBB do Rio de Janeiro.
Com 75 obras de 32 artistas, o foco da mostra são pinturas realizadas a partir do fim do século XIX, por grandes nomes que revelaram novos caminhos para a arte: Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat, Matisse… O termo “pós-impressionismo” se refere à nova linguagem estética proposta por esses artistas, que valoriza o uso intenso da cor, que serviu de base para o desenvolvimento da arte moderna.
A italiana, de Van Gogh
A exposição é uma ótima oportunidade para o público conferir de perto obras-primas do acervo do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie, ambos localizados em Paris, na França. Dentre as pinturas mais famosas estão A italiana, de Van Gogh, e Mulheres do Taiti, de Gauguin. Além das obras, o que chama atenção na mostra é seu alto custo: R$ 14 milhões, o que a torna a exposição estrangeira mais cara financiada pela Lei Rouanet.
Quem quiser visitar o CCBB-SP e conferir “O triunfo da cor. O pós-impressionismo”, o endereço é Rua Álvares Penteado, 112, no Centro da capital paulista. O funcionamento do centro cultural é de quarta a segunda, das 9h às 21h. Para evitar filas, os organizadores recomendam visitação com hora agendada pelo aplicativo “CCBB”, disponível na Apple Store e no Google Play. Para quem decidir na última hora, basta retirar os ingressos gratuitamente na bilheteria – e contar com a sorte para isso! Confira abaixo algumas das obras trazidas ao Brasil exclusivamente para a mostra:
Mulheres do Taiti, de Paul Gauguin