Top

Vai morar sozinho? Aprenda dicas que vão facilitar sua vida!

Morar sozinho, sonho e objetivo de muitos jovens! Quem não pensa em ter seu espaço para fazer o que quiser, ditar suas regras e ter liberdade para agir da forma que achar melhor? Embora seja uma experiência incrível, está longe de ser fácil, já que essa decisão exige muita responsabilidade e maturidade.

Se você está pensando em morar sozinho agora ou mais pra frente, preparamos este post para dar algumas dicas essenciais que vão facilitar sua vida e fazer desse momento um grande prazer (mesmo com os desafios).

morar sozinho


+ Dicas para quem vai morar sozinho

  • O começo vai ser difícil mesmo, não adianta. Embora a sensação de liberdade seja maravilhosa, você não tem mais sua família para te ajudar em coisas básicas, desde pagar uma conta até lavar a louça. Mas também não precisa se desesperar: como só tem você na casa, as tarefas também diminuirão. Tire um dia da semana para limpar tudo e evite deixar coisa acumulada nos cômodos (sobretudo na lavandeira e na pia!).
  • Pense sempre em improvisar. Não precisa comprar tudo de uma vez (mesmo porquê seus gastos aumentarão), invista no que você irá precisar de imediato. Máquina de lavar roupa, chuveiro, cama, guarda roupa, fogão e geladeira são essenciais para não passar perrengue, assim como alguns utensílios e acessórios básicos para banheiro e cozinha (iluminação, talheres). O resto dá para ir comprando aos poucos.

dicas para morar sozinho

  • Peça ajuda da família, de amigos e até dos vizinhos. Não é porque você está morando sozinho que precisa ‘ser sozinho’. Ajuda sempre é bem vinda, ainda mais de quem está próximo. Lembre-se que às vezes pode faltar um ingrediente para a comida, você precisará instalar um chuveiro, entre outras coisas.
  • Saúde é fundamental. Embora vida de universitário e trabalhador seja difícil, comer bem é primordial e, além disso, você economiza. Uma dica legal é cozinhar uma boa quantidade de comida no fim de semana e mantê-la congelada. Pizza e lanches só uma vez por semana, e olha lá! Ah, e não esqueça de ter um estoque de remédios básicos.
  • Seja organizado! Ninguém merece morar em um pardieiro com as coisas todas jogadas. Uma casa organizada e com tudo no lugar é mais fácil de limpar, mudar as coisas e decorar.

dicas morar sozinho

  • Agora, a decoração é por sua conta! Como um bom arquiteto você vai querer investir em uma decoração que é a sua cara, com certeza. Pense em algo legal e que você possa modificar futuramente; além de ir comprando peças e acessórios aos poucos. Quando você ver, seu espaço estará lindo e aconchegante!
  • Tenha controle e não se auto-sabote! Só depende de você agora tornar sua casa o melhor lugar para viver e receber pessoas. Morar sozinho exige responsabilidade, tomada de decisão e economia, mas com o tempo você percebe que cresceu e amadureceu muito. Faz toda a diferença, além de uma liberdade incrível!

morar sozinho dicas

Tem mais alguma dúvida do que fazer quando for morar sozinho? Deixe um comentário no post! :)