
Utilidade pública: conheça as senhas de wi-fi dos principais aeroportos do mundo
Viajante, blogueiro e engenheiro de informática. Anil Polat se define como um nômade e contribui com diversas publicações, escrevendo artigos sobre tecnologia e viagens, além de dissertar sobre o tema em seu próprio blog, foXnoMad.
Uma das grandes ideias de Polat é compilar as senhas de wi-fi dos aeroportos por onde passa, disponibilizando-as para quem precisar. Com o tempo, a lista se tornou colaborativa, reunindo informações de acessos à internet de outros aeroportos.
O resultado, como se pode imaginar, é um banco de dados imenso. Se alguns locais oferecem internet gratuita por tempo determinado, como Heathrow, em Londres, e Barajas, em Madrid, salas VIP de companhias são praticamente ilimitadas, mas possuem suas próprias senhas de wi-fi.

Ao criar uma página dentro do Google Maps, com links nos ícones dos aeroportos informando as senhas de wifi dos locais, Polat percebeu que o negócio dava certo e foi além: em seu blog, publicou um mapa atualizado regularmente, com um banco de dados completo.
O leitores, obviamente, adoraram e ajudaram a divulgar as senhas de salas VIP de várias partes do mundo. O sucesso do projeto rendeu um aplicativo pago, que pode ser encontrado na App Store, Google Play e Amazon. Para utilizar, é simples: ao selecionar o aeroporto no aplicativo, a senha é copiada no smartphone do usuário.
É claro que a lista criada por Polat e seus aplicativos são essenciais para quem viaja bastante ou está planejando uma viagem, mas o Blog da Arquitetura separou as senhas de wi-fi de algumas salas VIP de aeroportos para facilitar a sua consulta. Boa viagem – e uma ótima navegação!

+ América do Norte

+ América do Sul
+ Europa
