Top

Utilidade pública: 7 questões sobre os agrotóxicos que você deve conhecer

Usados para evitar que as plantas sejam atacadas por pragas e doenças, os agrotóxicos têm sido requisitados de forma descontrolada, principalmente na agricultura brasileira. Na mesma categoria também entram produtos que induzem o crescimento, evitam a queda das folhas e a desidratação dos alimentos. Existem mais de 900 princípios ativos que podem ser combinados de mais de quatro mil maneiras diferentes.

Em geral, essas substâncias são usadas de maneira errada. Isso por que o agricultor não segue a recomendação de quantidades, modo de aplicar, tempo para colheita e o tipo de cultura que pode receber aquele produto – e isso resulta em resíduos no alimento acima do permitido.

Conheça 7 informações essenciais para você entender mais sobre os agrotóxicos:

1 – Por que eles são necessários?

Como é necessário produzir alimentos em grande escala no Brasil (e no mundo, claro), o rendimento das plantações deve ser alto. O agrotóxico faz com que a colheita produza mais, uma vez que evita as perdas de alimentos causadas por fatores naturais (como insetos e possíveis doenças).

2 – Fazem mal à saúde?

Sim. Alguns deles podem causar certos tipos de câncer, intervir no sistema endocrinológico, diminuir a fertilidade e afetar o sistema respiratório.

Preferir alimentos orgânicos certificados é sempre melhor. Verifique se o produtor possui o selo de certificação ou a embalagem. Outra dica é preferir alimentos da época, pois eles precisam, em tese, de menos agrotóxicos. Alimentos in natura que são da sua região também precisam de menos produtos químicos para estarem em boas condições, mas em todos os casos, nunca devemos deixar de comer frutas, legumes e verduras por causa dos agrotóxicos porque os benefícios são muito maiores que os riscos.

3 – Eles afetam a natureza?

Sim. Em 2017, por exemplo, o Ibama restringiu o uso de substâncias que atingem insetos importantes para a polinização. Pesticidas podem prejudicar a reprodução das abelhas, por exemplo, e criar uma reação em cadeia negativa nos ecossistemas brasileiros.

4 – Por que o consumo de agrotóxicos é alto?

Porque o modelo atual de produção industrial de alimentos exige que seja possível colher muitos vegetais a cada plantio. Então, para garantir que não haja grandes perdas (como já dissemos acima), o agrotóxico é essencial.

5 – Como podemos lidar com esse problema?

Uma das maneiras é entendendo quais são os efeitos negativos dessas substâncias por meio de estudos e proibindo as mais nocivas. O Ministério da Agricultura é responsável por essa fiscalização no Brasil. Outra possibilidade é aumentando os impostos cobrados sobre os agrotóxicos, o que poderia diminuir seu consumo. Atualmente, os pesticidas têm desconto de 60% no ICMS e não pagam IPI ou PIS/COFINS.

6 – O Brasil usa muito agrotóxico?

Não só utiliza muito, mas é considerado o país que mais usa agrotóxicos no mundo todo. Inclusive, uma análise da Anvisa mostrou que a laranja é o alimento campeão em concentração de agrotóxicos. Além dela, muitas frutas, legumes e verduras têm índices acima do permitido.

7 – Como eliminar os agrotóxicos dos alimentos?

Não há como eliminá-los. Nem mesmo lavar em água corrente ou deixar de molho em água sanitária. Esta substância, na verdade, ajuda a matar bactérias e outros micróbios que estejam nos alimentos, mas não retira os agrotóxicos.

Esse é um tema abrangente e que precisa ser discutido cada vez mais. Estas são somente algumas das questões que precisam ser conhecidas para que os alimentos com agrotóxicos sejam menos consumidos. Infelizmente, essa é uma das únicas formas que temos que evitar os malefícios dessas substâncias.

Fontes: Salsada, Bem Estar | Fotos: Reprodução