Há alguns meses, escrevemos um post aqui no Blog da Arquitetura sobre o gabião, especialmente seu uso em projetos de arquitetura (leia aqui). Agora, você saberá mais sobre a utilização dessa estrutura no paisagismo.
As principais vantagens que levam um paisagista a adotar o gabião em seus projetos é que ele tem características permeáveis. Isso faz com que a estrutura tenha efeito drenante e ajude a consolidar o solo, evitando processos de erosão interna e permitindo o crescimento da vegetação.
Outro benefício é o econômico: como não necessita mão de obra especializada, o resultado pode sair mais barato do que outras opções ao projetar e decorar o jardim.
Assim como na arquitetura, o uso do gabião no paisagismo permite que o profissional lance mão da criatividade ao realizar seus projetos, aproveitando tanto a funcionalidade quanto a beleza da estrutura. Um exemplo é o jardim vertical abaixo.
Para a paisagista Marcia Novaes, o gabião é um recurso muito versátil que pode agregar contemporaneidade à paisagem. Ou seja: se você está planejando um projeto paisagístico contemporâneo, a estrutura pode ser uma ótima alternativa.
Apesar disso, o gabião ainda é pouco utilizado em projetos de arquitetura e paisagismo Brasil afora. Por outro lado, o recurso é bastante popular na sustentação do solo em terrenos acidentados: é comum encontrá-lo em encostas de rios e taludes em estradas.
Em outros países, muitos profissionais já descobriram a beleza da estrutura quando utilizada como elemento decorativo. O recurso pode até mesmo ser aplicado na produção de mobiliário para jardins, como bancos e mesas.
Confira a seguir outros ótimos exemplos de jardins contemporâneos e espaços ao ar livre com gabião:
Fontes: Habitissimo, Hometeka e Marcia Novaes.