Ícone do site Blog da Arquitetura

Uma casa maior – e com estilo – para os elefantes

Os elefantes do Kaeng Krachan Elephant Park, no zoológico de Zurique, na Suiça, ganharam um espaço mais amplo e iluminado. O projeto do escritório de arquitetura Markus Schietsch Architekten possibilita uma espaço seis vezes maior, com mais conforto para os animais, que podem se deslocar livremente pela área interna e externa, e também facilita a visualização pelos visitantes do zoológico.

O teto de madeira é abobadado e forma aberturas que garantem uma maior luminosidade interior. De diferentes tamanhos e formatos, estas clarabóias criam a imagem de três ramos de árvore. A área apenas do teto é de mais de 6 mil metros quadrados.

O projeto foi criado com o objetivo de possibilitar uma relação natural dos animais com o ambiente ao redor. De acordo com a equipe responsável pelo projeto, a essência da criação é promover uma completa simbiose entre a arquitetura e a paisagem local.

 

Sob esta estrutura podem viver mais de 10 elefantes. Todo o complexo possui mais de 11 mil metros quadrados e locais para os elefantes se banharem e nadarem. Uma piscina com uma parede em vidro foi construída, e assim os visitantes podem observar os animais por um novo ângulo.

Este é apenas mais um exemplo de zoológico identificado com a responsabilidade de criar espaços com maior comodidade e de acordo com as necessidades de cada espécie. Projetos semelhantes foram criados no zoológico de Copenhague e de Roterdã.

Sair da versão mobile