
Um passeio nas vilas luxuosas dos Hamptons em Nova York
Existem momentos em que as pessoas, que moram nas grandes cidades, sentem a necessidade de uma pausa da agitação da vida urbana. Elas trocam este cenário conturbado por um local mais cheio de paz e tranquilidade. E é justamente isto o que muitos daqueles que moram em Nova York fazem.

Para os que estão em Manhattan, nada melhor do que dar uma fugida rápida para as lindas vilas e aldeias de Long Island. Mas enganam-se os que pensam que estas áreas são abertas a todos. Nestas cidades está algumas das propriedades mais caras e luxuosas do mundo, tornando a região o playground das famílias ricas dos Estados Unidos.
Em um estilo que lembra a Nova Inglaterra, os Hamptons, que são um grupo de vilas onde se encontram as cidades de East Hampton e Southampton, no condado de Suffolk, possuem uma beleza que é referência para a arquitetura e design de interiores. Já foi cenário para várias obras do cinema e da televisão, como o filme ‘Something’s Gotta Give’ e o seriado ‘Revenge’.

Esta colônia de verão das celebridades possui ótimos hotéis, clubes de golfe, marinas, lojas de grifes, parques, restaurantes e pubs, além de inúmeros monumentos históricos. Um deles é o ‘Farol de Montauk’ que foi o primeiro farol do estado de Nova York, o quarto mais antigo do país e que recebeu este nome em homenagem aos povos nativos americanos Montaukett, que dominavam estas regiões até o final do século XVII, quando todo o território foi passado para os colonos europeus de origem inglesa.

Atualmente, os veranistas mais antigos, com suas casas em arquitetura classicista vitoriana, frequentam a cidade de Southampton, que recebeu este nome em homenagem a cidade portuária de South Hampton, em Hampshire, na Inglaterra. Já os novos veranistas preferem as casas modernas de East Hampton. Esta, por sua vez, vem sofrendo com problemas ambientais de erosão da praia. Por isso, a cidade restringiu o desenvolvimento das moradias frente ao mar.

Quando se fala nos Hamptons não há qualquer semelhança com outro destino de férias dos americanos ou dos brasileiros. Veranear ou morar lá é seguir um estilo de vida diferenciado, incluindo os mais altos padrões de carros, casas e de dress code. Em meio às negociações financeiras daqueles que detém grandes fortunas e que desejam impressionar, festas e reuniões de artistas e empresários ostentam muito requinte, sofisticação e glamour. Não é por menos que nestas terras há obras dos melhores decoradores nova-iorquinos.
Em Southampton ou em East Hampton as casas são grandiosas, algumas gigantescas, com áreas abertas, listas vistas e estética, padrão construtivo e conforto interno impecáveis, digno dos hotéis cinco estrelas. Normalmente, são residências bem amplas, claras, em tons pastéis ou cores primárias e com poucos detalhes. Exploram intensamente os elementos naturais e misturam o rústico praiano com a tecnologia urbana.
Em relação à beira-mar, as praias em si não são, exatamente, a principal atração dos Hamptons. A água não é propriamente quente e a faixa de areia não é muito extensa. Uma série de regras, não oficiais, causadas principalmente pela seleção econômica dos seus frequentadores, faz com que haja uma separação social em suas areias. As vagas de estacionamento são, em geral, somente para os carros de convidados dos que possuem residência nas proximidades.
https://www.youtube.com/watch?v=cCFnvbybb2M
A vantagem de se visitar as praias de Hamptons é que nunca estão muito cheias, possuem atrações turísticas, coisas bonitas para ver e consumir e ainda se estar perto da cidade de Nova York. Portanto, aqueles que desejam “estender a toalha” em um lugar chique e exclusivo, eis, então, um ótimo destino de viagem.
Fonte: Governo de Southampton, Wikipedia, Globo, Blog Anabela Mota Ribeiro, Blog Eliane Sampaio.