Top

Tutorial prático para quem precisa de um arquiteto

Eles se dedicam durante cinco anos de suas vidas a uma profissão, digamos assim… bem incompreendida! Muitas vezes a arquitetura é pensada pelas pessoas como um ofício nada complexo, que não demanda de muita estratégia e cautela. Mas, você aí, que acompanha este blog, concorda com esse pensamento?

A seguir vamos esboçar um tutorial prático para quem precisa de um arquiteto, seja qualquer dia desses, contratar os serviços de um arquiteto. Os tópicos vão mostrar o que estes profissionais sofrem no dia a dia.

arquitetos-blog-da-arquitetura

+ Arquiteto tem família

Sabia disso? É, arquitetos também precisam de tempo com os familiares e amigos, viajar para descansar ou passar simplesmente um final de semana se dedicando a quem gosta. Super diferente de qualquer outro profissional (risos).

+ Arquiteto precisa dormir

É difícil acreditar, mas estes profissionais não são robôs! Eles podem até passar para os clientes o telefone de casa, mas um pouco de bom senso do horário em que se liga é sempre bom. Arquiteto dorme.

+ Arquiteto se alimenta

É inacreditável, mas tem pessoas que ficam indignadas ao ligar para o escritório e saber que o arquiteto está almoçando. Pois é, mas a pura verdade é que eles também precisam se alimentar e como qualquer outra pessoa existe horário para isso.

arquitetura-blog-da-arquitetura

+ Arquiteto não é obrigado a aceitar pechincha

É claro que todo profissional pode abrir exceções para seus clientes. Então, para todas as situações citadas acima, uma remuneração justa pode resolver o problema. Lógico… você não achou que atendimentos fora de hora fossem cortesia, né?

+ Arquiteto não vive de luz

Esse é o mistério da caixa preta, leitores. Arquitetos também precisam de dinheiro para sobreviver e pagar impostos, uau! Esse tópico responde à incrível dúvida: por que será que profissionais de arquitetura cobram a consultoria? Por que será?

+ Arquiteto não tem bola de cristal

Não é preciso ser nenhum gênio para saber que é impossível analisar qualquer projeto arquitetônico por telefone ou por uma conversa informal. O arquiteto precisa examinar o projeto com cautela, às vezes mais de uma vez para poder dar um feedback ao cliente.

Crédito: Imagui

+ Arquiteto tem lazer

Mais uma vez o bom senso toca à porta. Em festas da firma, da família, jantares ou happy hours com amigos, etc, esqueça que aquele velho conhecido arquiteto é, de fato, um arquiteto. Nessas ocasiões, ele se torna um mortal como todos nós, rs. Aqueles papos sobre mudanças que precisa fazer em seu apartamento  ou o aumento de mais uma sala no escritório podem ser derradeiras num dia de descontração.

+ Desenho de arquiteto é projeto

Sempre tem por aí pessoas que param o colega arquiteto para desenhar uma “ideia” que ele teve para sua futura casa. Lembre-se, desenho de arquiteto, não é um simples desenho, é considerado um projeto, é algo que é pensado, estudado, enfim, é trabalho. E como todo trabalho realizado, deve ser cobrado.