Top

Tudo o que você precisa saber sobre Modelagem da Informação na Construção

Os projetos de edificações no mundo todo estão cada vez mais focados na Modelagem da Informação, um conceito que propõe melhorias em diversos termos, sobretudo a qualidade e a produtividade.

A eficiência desse modelo garante um resultado otimizado quando comparado à ferramentas tradicionais, como o CAD, por exemplo. Quando se pensa em um projeto baseado no CAD, vem sempre um desenho de diversas linhas e hachuras que tem como objetivo representar a ideia concebida pelos projetistas.

Tais representações, porém, não possuem um conjunto completo de informações relacionadas a elas, ou seja, criam lacunas na quantidade e qualidade dos dados que acabam tornando-se ineficientes em longo prazo. Como complemento, é preciso recorrer a alternativas, como planilhas do Excel e outros softwares, alimentando esses recursos com informações para depois voltar ao CAD e promover uma atualização.

Nesse processo, só é possível ter uma compatibilização ao final do projeto, buscando erros e interferências manualmente, usando, geralmente, uma sobreposição das representações bidimensionais. Um processo que leva bastante tempo, além de aumentar a propensão a erros e retrabalhos excessivos, tanto pela constante entrada manual de dados em diferentes softwares, pela rotinas de cálculos ou falhas que passam despercebidas pela pessoa responsável pela compatibilização.

BIM

E com o BIM, o que muda?

Já que essas ferramentas convencionais podem trazer muita dor de cabeça para os desenvolvedores, é interessante conhecer a Modelagem da Informação. Com ela, o projetista pode trabalhar de forma diferente, construindo a sua intenção de projeto e utilizando objetos tridimensionais com informações relacionadas, as famosas famílias, ao invés de linhas e hachuras, como usado no CAD.

Esses objetos comuns no BIM têm a vantagem de alimentar o modelo com informações dos mais diversos tipos. Pense em um engenheiro mecânico projetando um sistema de dutos para ventilação. Com a modelagem, ele pode informar as vazões dos terminais de ar que o duto apresentará as somas de vazões que ele carrega no seu comprimento. Tudo de maneira prática e sem precisar de programas auxiliares para isso.

O que mais chama a atenção na Modelagem da Informação na Construção é a quantidade de informações e diversas possibilidades de simulações com o objetivo de otimizar os projetos. Profissionais indicam que há um ganho excelente de produtividade.

content_03_BIM

Assim, com a edificação criada digitalmente, é possível adicionar as características térmicas de cada elemento e zonas, desenvolvendo simulações integradas rapidamente e sem necessidade de retrabalho mesmo nas fases iniciais do projeto. Já na fase de coordenação de projetos, aparecem certas vantagens, como a checagem de interferências e regras.

Com o uso de softwares específicos, é possível criar um conjunto de verificações para aprovar a qualidade de um modelo, encontrar interferências entre disciplinas (os conhecidos clashes) ou ainda checar se o modelo atende à diversas normas, como de caminhamento máximo até a escada ou largura mínima dos corredores, tudo o que é pertinente para qualquer projeto de Arquitetura.

Nesse contexto, fica bem claro perceber as diversas vantagens ao se trabalhar com um modelo BIM na área de projetos. Só é necessário lembrar que essas alterações no processo trazem mudanças nas formas de trabalhar, de coordenar a informação do modelo, bem como no planejamento das etapas de projeto e até nas formas de contratação.

Mas, fique tranquilo. Esses temas serão abordados mais pra frente. Por enquanto, para você conhecer mais desse universo, segue algumas referências para se aprofundar mais no assunto:

BIM para Gestores de Projetos: fluxos, funções e entregas (em inglês)

BIM – Guidelines da New York City Department of Design and Construction(em inglês)

Entendendo BIM

Modelagem da Informação da Construção, por Sergio Scheer

Termo de Referência para desenvolvimento de projetos com o uso do BIM

bimnapraticav2

+ Conheça o BIM na Prática

BIM na Prática ajuda engenheiros, arquitetos, empreendedores da industria AEC e estudantes a identificarem maneiras práticas de aplicar BIM no dia-a-dia de seus projetos.