Top

Trens parisienses têm obras de arte nos vagões

paris_02_blog-da-arquitetura
(Foto: Christophe Recoura)

Que Paris é uma cidade que respira arte e cultura, poucos irão discordar. Afinal, é lá que estão alguns dos museus mais importantes e representativos do mundo, como o Louvre, o d’Orsay, o l’Orangerie, o Centro Georges Pompidou, dentre muitos outros.

No entanto, as obras de arte podem ser apreciadas antes de mesmo de chegar aos museus, mais precisamente nos vagões de trem da linha RER, que faz o trajeto para o Museu d’Orsay, o Palácio de Versalhes e o Cinema Gaumont – três pontos turísticos imperdíveis da capital francesa.

As paredes e os tetos dos vagões foram adesivados com imagens que mostram os detalhes arquitetônicos desses locais, como os vitrais coloridos e o relógio d’Orsay. A impressão é de que se está dentro dos próprios museus.

Outra fonte de inspiração para os temas retratados nos vagões é o impressionismo: os passageiros podem apreciar os lírios d’água de Claude Monet e o quadro “Manhã, Sol”, de Camille Pissarro, no conforto e aconchego do transporte público.

paris_03_blog-da-arquitetura
(Foto: Christophe Recoura)

O projeto visa tornar as viagens mais agradáveis, entretendo os passageiros durante o percurso. Ele é resultado da parceria do serviço ferroviário estatal da França com a empresa 3M, que desenvolve as películas. Outro ponto positivo é que o novo visual também ajudou a reduzir o número de pichações nas paredes dos vagões.

Levar arte para o transporte sobre trilhos não é exatamente uma novidade em na França. A iniciativa teve início em 2012, quando os vagões da linha C foram decorados com o tema do palácio e dos jardins de Versalhes.

Meses depois, foi a vez das locomotivas do trem de alta velocidade, que faz o trajeto até o Museu do Louvre em Lens, no norte do país, receberem reproduções da obra “A Liberdade Liderando o Povo”, de Eugène Delacroix.

paris_01_blog-da-arquitetura
(Foto: Christophe Recoura)

 

paris_04_blog-da-arquitetura
(Foto: Christophe Recoura)

 

paris_05_blog-da-arquitetura
(Foto: Christophe Recoura)

Fontes: Casa Vogue, Move Notícias e 3M