
Tampas plásticas transformadas em arte
Uma obra de arte em formato de onda, em que os elementos são 125 mil tampinhas plásticas de diferentes cores e formatos. A instalação faz parte do projeto Tampart, que tem o objetivo de chamar a atenção para a sustentabilidade e importância da preservação do meio ambiente e da reciclagem. A criação é do artista Ubiratan Fernandes, e pode ser conferida até o dia 10 de dezembro na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

O projeto demorou 3 meses para ser concluído e a inspiração para o artista teve início em uma viagem ao Uruguai, depois de perceber a quantidade de lixo deixado na praia. Em entrevista ao jornal “Correio do Povo”, Fernandes destacou a necessidade de olharmos com bastante atenção para esta degradação e a decorrente morte de animais marinhos.
O alerta através da arte contou com a ajuda de crianças dos 7 aos 12 anos, tanto para a montagem da obra quanto para a recolha do material – ao todo, e com a divulgação do Tampart através das redes sociais, foram recebidas 260 mil tampas de diversos países, como México, EUA, Espanha e Itália.

As crianças representam o principal público-alvo da exposição, que vai contar com oficinas para ensinar a importância de não poluir as águas com recipientes de plástico. Com muita criatividade, as crianças – e os adultos – aprendem que o lixo de hoje pode ser reciclado, que as tampas plásticas transformadas em arte são apenas alguns dos exemplos do que pode ser feito e, o mais importante, que o meio ambiente precisa ser preservado.

Veja mais sobre o Tampart no Facebook e no vídeo do projeto:
[youtube https://youtu.be/s3u-cpoyVZU]