
Startup transforma lixo plástico do oceano em blocos para construção
A presença de lixo plástico nos oceanos é considerada um problema ambiental grave, porém ela pode ganhar contornos ainda mais assustadores: em 2050, estima-se que o número de peixes nos mares seja menor do que a quantidade de plástico.
Um exemplo da gravidade do problema é a chamada Grande Mancha de Lixo do Pacífico, um lixão flutuante composto de 4 milhões de toneladas de plástico e que totaliza 700 mil km² (o dobro do tamanho do estado de São Paulo), chegando a alcançar até 10 metros de profundidade.

Acredita-se que 80% do lixo dessa “ilha” seja originário dos continentes, enquanto o restante foi descartado por navios. Muitos pesquisadores apontam que a solução é reduzir a produção de plástico, porém é preciso também que o material seja retirado dos mares.
O inventor neozelandês Peter Lewis sugere que, ao ser retirado dos oceanos, o lixo plástico ganhe uma nova utilidade: ser transformado em blocos de construção. Embora tenha faltado investimento para concluir o desenvolvimento do produto em larga escala, uma startup se interessou pelo projeto.

Principais características
A norte-americana ByFusion comprou os direitos da ideia de Lewis e aposta em um processo para que os blocos possam ser produzidos em grande quantidade, por meio de uma tecnologia que transforma o resíduo plástico em formas capazes de criar blocos, batizados de RePlast.
Altamente resistentes, termicamente eficientes e com qualidades de isolamento acústico, os materiais estão sendo testados e, por enquanto, não substituem o concreto. Por outro lado, podem entrar no lugar de parte do cimento tradicional usado no preenchimento de bases em construções.
Sem a necessidade de colas ou adesivos, os blocos RePlast reduzem a pegada de carbono de uma construção em até 95%, se comparados com os de concreto. Isso os torna ideais para projetos sustentáveis e que buscam certificações ambientais. Além disso, uma das principais ideias é que o produto possa ser aplicado, de forma modular, em habitações para famílias de baixa renda.
