
Sistema Cantareira receberá 50 mil mudas
Para amenizar a crise hídrica que atinge o estado de São Paulo, um projeto pretende repor 50 mil mudas e a recuperar 25 hectares no Sistema Cantareira. Com o apoio do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), serão investidos R$ 500 mil na ação.
As mudas serão plantadas em nascentes, córregos e rios de Piracaia, Joanópolis e Nazaré Paulista, no interior do estado. Segundo a responsável pela execução do projeto, Agência Ambiental Pick-upau, muitas nascentes em propriedades dessas áreas estão desaparecendo. No entanto, a comunidade local tem consciência ambiental e está empenhada em adotar medidas sustentáveis benéficas à resolução da questão hídrica.

O projeto também inclui pesquisas científicas, como o estudo conclusivo de que 82% das mudas selecionadas, a maioria nativa da Mata Atlântica, suportaram a mudança de sacos plásticos para tubetes. Essa taxa é considerada alta, já que, apesar de o método ser agressivo (plantas são colocadas em tubos menores e com menos nutrientes), a maior parte sobreviveu. Com o resultado, os pesquisadores saberão quantas mudas podem ser perdidas no transplante de recipiente e avaliar suas vantagens.
O Fundo Clima é um dos principais instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), sendo pioneiro no apoio a pesquisas e programas de mitigação e adaptação. Vinculado ao MMA, possui natureza contábil e é administrado por representantes de órgãos federais, da sociedade civil, do terceiro setor, dos estados e dos municípios.
Fontes: Ministério do Meio Ambiente (MMA) e eCycle.