
Série de colagens cria casas a partir da arquitetura de cada região

Algumas pessoas apaixonadas por arquitetura e fotografia, ao fazerem uma viagem a um lugar culturalmente rico, com estilo arquitetônico regional, fotografam as construções e criam um álbum repleto de detalhes daquilo que mais atraiu sua atenção. Já Anastasia Savinova resolveu fazer diferente.
A artista russa baseada na Suécia viajou por cidades diferentes de vários países europeus, fotografando os exemplares da arquitetura local. Percebendo a semelhança entre as construções, ela criou um amálgama arquitetônico com as imagens: utilizando o material visual coletado nessas viagens, montou, por meio de colagens, casas feitas a partir de… casas.
Batizada de “Genius Loci”, a série de colagens assinada por Anastasia mostra residências compostas de detalhes de construções típicas da cidade ou do país escolhido, agregando as características em uma só imagem. O resultado é a interpretação visual da artista, que gera algo completamente novo – uma obra de arte com ar surreal.
A propósito, se você questionou qual seria o significado do nome desse projeto, “Genius Loci”, Anastasia explica que é como os romanos se referiam ao espírito protetor de um lugar. O uso contemporâneo do termo significa “atmosfera distinta de um local”. Cada casa foi criada a partir de colagens, retiradas de construções típicas de uma cidade ou país, mostrando a conexão da residência com o território e o espírito do lugar.




