
Seria um sonho? Essa é a minicasa mais autossustentável que você já viu (e pode ser transportada para qualquer lugar)
“Há um monte de opções para onde ir (no futuro), uma vez que estamos estabelecidos no mercado, podemos jogar com cenários.” – Igor Zacek, criador da Ecocapsula.
Quando se trata de viajar, seja por uma questão de lazer, trabalho ou emergência, é muito importante garantir, com antecedência, o mínimo de conforto necessário durante o trajeto. Mas recriar uma atmosfera caseira sobre rodas é um grande desafio. Existem inúmeros produtos no mercado que, juntos, são capazes de construir um layout espacial totalmente eficiente. Já é possível, sim, desfrutar da conveniência das instalações domésticas também nas minicasas portáteis.

+ Cápsula ecológica
Em 2009, o escritório esloveno Nice Architects apresentou, em um concurso de projetos, uma solução incrível para minicasas portáteis. Apesar de não vencer o concurso, seu protótipo chamou a atenção de investidores, que acreditavam haver espaço de mercado para essa ideia. A casa compacta, apelidada de Ecocapsule, só foi apresentada ao público, pela primeira vez, no Pioneers Festival 2016, em Viena, na Áustria.

+ Pequena por fora, mas espaçosa no interior
A Ecocapsule mede quatro metros e meio de comprimento, dois e vinte e cinco de largura e dois e cinquenta e cinco de altura. No total, são onze metros quadrados. Feita em aço, alumínio, fibra de vidro, policarbonato e isolada com aerogel intercalado, essa pequena casa móvel apresenta uma estética bem futurista, própria da era espacial. Sua forma ovalada ajuda a minimizar a relação superfície, área e volume, o que permitiu, aos projetistas, a criação de um sistema totalmente autossustentável.
O interior da Ecocapsule lembra muito uma pequena quitinete. Um pequeno apartamento com espaço de estar, de trabalho, cozinha, cama dobrável, nichos de armazenamentos e banheiro – com vaso sanitário incinerador. O espaço é razoável, acomoda duas pessoas com certo conforto. Todos os pontos hidráulicos tem saída de água quente e fria. Há abundância de luz natural. E a madeira loura, dos revestimentos, reflete um brilho bastante intenso.


+ Sistema autossustentável
“Durante a construção da cápsula, aprendemos a lição mais valiosa: se você quer sobreviver, você precisa usar todos os recursos disponíveis, caso contrário, você será punido por uma função limitada” – Igor Zacek
Pode-se dizer que a Ecocapsule é uma das minicasas de sistema mais eficiente energeticamente. É alimentada tanto por energia solar, através de placas fotovoltaicas instaladas em sua superfície, quanto eólica, através de uma pequena turbina. Desse modo, é capaz de funcionar em locais mais remotos, sem qualquer tipo de abastecimento.

Dentro da pequena cápsula, há um centro de monitoramento de alta eficiência que controla, diariamente, todos os níveis de eletricidade e água, assim como as condições climáticas externas. Um trocador de energia térmica utiliza o ar de exaustão para manter aquecido ou fresco o interior da casinha. O sistema eólico conta com uma turbina quase oitocentos watts e uma bateria com capacidade para quase dez mil watts/hora.
A forma esférica da Ecocapsule, mais do que a questão estética, tem como vantagem o recolhimento da água da chuva. O líquido é reservado dentro de um tanque, com espaço de cerca de seis metros quadrados. Depois, passa por dois sistemas de filtragem, abaixo do piso da habitação, e repassado para as saídas hidráulicas, como vaso sanitário e chuveiro. A quantidade de água captada e guardada no reservatório pode ser utilizada dor dois ocupantes num período de três semanas.

Fontes: Arch2o, Design Boom, CNN, Discovery.