Ícone do site Blog da Arquitetura

Sagrada Familia de Gaudí deve ser concluída em 2026. Veja como ela ficará.

Em 1866, Joseph Maria Bocabella fundou a Associação de Devotos de São José, com o objetivo de construir um templo: a basílica de Barcelona, mundialmente conhecida como Sagrada Família. Tal construção começou a ser levantada com um estilo neogótico. Posteriormente,em 1883, o arquiteto espanhol Antoni Gaudí assumiu a obra e o reconfigurou completamente, mas não teve tempo de completá-la.Gaudí foi tragicamente morto por um trem em 1926 quando estava no meio da construção de sua obra-prima. Passaram-se noventa e um anos e a igreja ainda não está completa. Foram contratados cerca de nove arquitetos desde então, transformando o projeto em um ícone sem data para terminar.Um dos bloqueios polêmicos para sua conclusão foi o incêndio na cripta da Sagrada Família em 1936, que destruiu todos os planos, esboços e modelos que Gaudí havia deixado para trás. O terrível fato forçou os projetistas a interpretarem o que o brilhante arquiteto queria.

Foto: Hole in the Donut

+ Novas para a Sagrada Família

Diante dos fatos não tão felizes, você poderia imaginar que uma das obras mais importantes para a arquitetura mundial (Sagrada Família é o monumento mais visitado da Espanha atualmente!) nunca ficaria pronto, mas, de acordo com Jordi Faulí, o atual arquiteto à frente do magnífico castelo, o projeto será concluído até 2026, com uma margem até 2028. Já até podemos imaginar as filas quilométricas para visitar a construção!

O projeto está sendo financiado principalmente através de doações públicas, incluindo a construção da enorme torre no seu centro.

Foi lançado um vídeo que mostra como ficará o trabalho completo. Confira e diga pra gente o que achou:

Deu para ter uma noção de que ficará incrível, não é mesmo? Agora só nos resta torcer para que tudo dê certo até a conclusão (mesmo!).

Sair da versão mobile