Top

Sabia que existiam apartamentos dentro da Torre Eiffel?

A bela ornamentada Torre Eiffel é um dos monumentos mais famosos do mundo. É o símbolo da “cidade luz”. Anualmente, quase dez milhões de pessoas a visitam. Mais do que conhecer esse ícone da arte e arquitetura parisiense e poder observar a bela vista panorâmica da cidade, elas são atraídas pela possibilidade de vivenciar parte da história francesa. E o que muitas delas nem imaginam é que, nesse local tão improvável, já foram construídas duas acomodações privativas.

torre_eiffel_08-blog-da-arquitetura
(imagem extraída de Pixabay)

+ A Torre Eiffel

A Torre Eiffel foi idealizada pelo engenheiro Gustave Eiffel, na década de 1880. Sua inauguração marcou a realização da primeira Exposição Universal e o centenário da Revolução Francesa. No total, são trezentos e vinte e quatro metros de altura de uma estrutura feita em aço industrial. Serviu de base para importantes estudos sobre as ações do vento e resistência do ferro. Era para ser uma construção temporária, mas caiu nas graças do povo e foi mantida. Infelizmente, sua permanência tem sido criticada por artistas e intelectuais há várias décadas.

+ O flat de Gustave Eiffel

Desde 2015, os turistas que visitam a capital francesa têm mais um espaço para apreciar dentro da Torre Eiffel. Uma das áreas de acesso mais restrito, no topo da cobertura, esconde um fascinante segredo de Gustave Eiffel. É um apartamento, muito pequeno e simples para os padrões de sua época, mas que foi considerado um dos imóveis mais cobiçados e valiosos da cidade.

Gustave recebeu inúmeras propostas de aluguel e compra do seu flat, mas recusou todas. Apenas amigos mais estimados tiveram o privilégio de serem convidados a visitar o local e desfrutar de sua companhia. Thomas Edson, por exemplo, foi um deles. Em 1899, o empresário esteve no apartamento de Eiffel e, inclusive, o presenteou com um fonógrafo.

torre_eiffel_05-blog-da-arquitetura
(imagem extraída de Alfa Blog)
torre_eiffel_04-blog-da-arquitetura
(imagem extraída de Alfa Blog)

O apartamento de Eiffel está localizado no terceiro nível da Torre. Tem a moderna estrutura de treliça metálica exposta em seu interior. Mas, contrapondo a isso, apresenta uma decoração totalmente diferente, romântica, clássica, de clima intimista e confortável, próprio da vida no século XIX. Quase tudo permaneceu inalterado desde a construção. Por isso, os turistas têm a chance, hoje, de entender como eram usadas essas dependências.

torre_eiffel_06-blog-da-arquitetura
(imagem extraída de Hometeka)

Dentro do apartamento há áreas para reflexão, entretenimento e um laboratório, com equipamentos de experimentação. Os diferentes ambientes são ricamente decorados com papéis de parede em cores bem vivas, painéis de madeira e pinturas a óleo. Dentre as peças mobiliárias, há mesas, armários e estantes em madeira, poltronas circulares e outros estofados em veludo.

Veja, no vídeo abaixo, qual a visão que você, como turista, poderá ter do apartamento de Gustave Eiffel:

+ O apartamento turístico

Todas as pessoas nesse planeta já tiveram, certamente, algum tipo de sonho impossível. E se houvesse uma maneira de tornar um deles realidade? Pois a empresa Home Away, de aluguéis imobiliários, deu uma oportunidade única para quatro vencedores de um concurso internacional: passar uma noite na Torre Eiffel. Isso ocorreu durante o período de realização da edição francesa da Eurocopa – o Campeonato Europeu de Futebol.

Dentro da Torre, a cinquenta e sete metros do chão e pouco abaixo do flat de Gustave Eiffel, há um espaço onde antes era costume a realização de eventos. Nele, foi construído um luxuoso apartamento provisório, com seiscentos e dez metros quadrados. O autor do projeto foi o designer francês Benoit Leleu. Depois do planejamento arquitetônico, tudo foi construído em apenas quarenta e oito horas. O resultado foi bem interessante.

torre_eiffel_01-blog-da-arquitetura
(imagem extraída de Universo Inteligente)

No vídeo, logo abaixo, pode-se ver um pouco do processo de construção desta unidade habitacional temporária, dentro da Torre Eiffel.

torre_eiffel_07-blog-da-arquitetura
(imagem extraída de Universo Inteligente)

Mais de cento e cinquenta mil pessoas se inscreveram no concurso. Todas sonhavam com a chance de ter uma rara visão panorâmica de Paris. Os escolhidos também puderam apreciar os clássicos, aconchegantes e contemporâneos ambientes idealizados por Benoit. Dentro do apartamento havia sala de estar e jantar, com direito a uma televisão de cento e quarenta polegadas, cozinha, banheiro, um dormitório de casal e um de solteiro, com três camas. Toda a decoração seguiu o estilo clean.

torre_eiffel_02-blog-da-arquitetura
(imagem extraída de UOL)
torre_eiffel_03-blog-da-arquitetura
(imagem extraída de UOL)

Quer saber como foi a emocionante experiência, de alguns dos vencedores desse concurso, de passar uma noite na Torre Eiffel? Então, assista ao vídeo:

Fontes: History Channel, Fatos Desconhecidos, Hometeka, Casa Vogue, UOL, Revista Casa e Jardim.