Top

Robô inteligente prepara sua comida e ainda limpa a cozinha

moley2-blog-da-arquitetura
Fonte: Moley Robotics

Imagina ter em sua casa um robô chef de cozinha disponível 24 horas por dia, fazendo qualquer receita que você deseje, por mais trabalhosa que seja. Pois saiba que essa realidade pode estar mais perto do que se imagina.

Com previsão para o primeiro lançamento em massa em 2018, o primeiro cozinheiro robótico inteligente acaba de ser anunciado, com capacidade inicial de fazer mais de 100 receitas, incluindo pratos de chefs de renome mundial, como Gordan Ramsay, Thomas Keller e Alain Ducasse. Quem assina o produto é a empresa Moley Robotics, do fundador e CEO Mark Oleynik.

moley3-blog-da-arquitetura
Fonte: Moley Robotics

+Ingredientes

O preparo de cada receita é bastante simples. Basta colocar os ingredientes nos locais especificados que a máquina se encarrega de absolutamente todo o resto. Os alimentos utilizados já são cortados e pré embalados pela própria Moley Robotics.

A previsão é que ela chegue ao mercado “sabendo fazer” cerca de 100 receitas, mas a inteção de Oleynik é que os próprios usuários possam desenvolver e compartilhar receitas mutuamente (gratuitamente ou não), aumentando as possibilidades.

Por outro lado, nem tudo são flores. Alguns cozinheiros se mostram preocupados com a inovação inglesa, argumentando que a falta de sensibilidade do equipamento pode comprometer a “arte da culinária”. Segundo o chef Conrad Miami, “os chefs colocam sempre um pouco de si em todos os pratos, pois nenhum prato é idêntico ao outro. O mais importante, penso, é envolver os cinco sentidos de forma a preparar o prato perfeito.”

moley-blog-da-arquitetura
Fonte: Moley Robotics

+Fica ainda melhor…

Se acha que tudo que ele pode fazer é “apenas” preparar os mais diversos pratos, um outro detalhe também chama bastante atenção: depois de preparar a sua comida, ele também se responsabiliza pela limpeza de todos os equipamentos utilizados. Fantástico, não é mesmo?

A expectativa de mercado é que o robô inteligente chegue em 2018 custando 92.000 dólares (cerca de 350 mil reais na cotação atual), sendo que os primeiros focos de possíveis compradores sejam hospitais, casas de repousos de terceira idade e pessoas incapacitadas com seguros que cubram os custos da tecnologia da Moley.

 

Fonte: Jornal de Negócios