
RANKING: as melhores universidades de arquitetura da América Latina
A arquitetura latino-americana sempre teve pouco destaque no cenário mundial. Porém, principalmente após o período pós-modernista, o aumento do intercâmbio de profissionais fez com que o olhar estrangeiro mudasse em relação às criações arquitetônicas nesta parte do continente. Considerou-se sua qualidade perante os diferenças desafios. Algumas obras, como a de Brasília, foram um verdadeiro catalisador para o processo de conhecimento da produção local mundo afora.
Atualmente, para se tornar um bom profissional em arquitetura é preciso estudar e aprender conceitos e técnicas em uma universidade de excelência. Porque não basta apenas desenvolver a vocação. Para adquirir uma posição respeitável no mercado de trabalho é preciso uma educação de alto nível. Portanto, arquitetos e futuros arquitetos precisam saber como escolher a sua escola.

Existem diferenças entre a arquitetura ensinada na América Latina e nos demais continentes. Cada localidade possui considerações distintas quanto ao clima, os aspectos sociais, culturais e a liberdade de criação. Materiais, como o concreto, são empregados conforme as possibilidades existentes em cada região. Em alguns países as legislações são mais rígidas quanto à ocupação do solo. Então, embora a arquitetura seja ensinada e exercida no mundo inteiro, existem particularidades que precisam ser avaliadas pelo estudante, antes da sua escolha de universidade.
+ Ranking
Anualmente, algumas entidades lançam na internet uma lista com os nomes das melhores universidades do mundo. Um exemplo é a QS University Rankings. O método que cada entidade utiliza como forma de classificação baseia-se em diferentes critérios, mas o estudante que quiser realizar sua própria avaliação pode considerar os seguintes pontos:
- Reputação acadêmica nos diferentes rankings;
- Impacto na sociedade e nas mídias;
- Percepção do empregador sobre a instituição;
- Relação faculdade versus estudante;
- Qualidade das instalações;
- Qualidade das publicações acadêmicas; e
- Experiência curricular dos professores.

No geral, os rankings mundiais apontam o Chile e o Brasil como os países, dentro da América Latina, com maior número de universidades com bom ensino em arquitetura. Em destaque, a Pontifícia Universidade Católica do Chile e a Universidade do Chile ocupam alguns dos primeiros lugares nas listas, apresentando excelente reputação acadêmica e no mercado de trabalho. Também estão bem representados a Argentina e o México.
Confira abaixo as universidades de arquitetura da América Latina que mais aparecem nos rankings de excelência:
+ Chile

Pontificia Universidad Católica de Chile
Universidad de Santiago de Chile
+ Brasil

Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal do Rio Grande Do Sul
+ Argentina

Universidad Nacional de La Plata
Pontificia Universidad Católica
Universidad Nacional de Córdoba
+ México

Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey
Universidad Nacional Autónoma de México
Instituto Politécnico Nacional
Pontificia Universidad Católica de Valparaíso
+ Outros destinos

Universidad de Los Andes de Colombia
Universidad Central de Venezuela
Pontificia Universidad Católica del Perú
Fontes: Top Universities, Arquitete suas ideias, Arco Web, Arch Daily -1, Arch Daily -2, Wikipedia.