Top

Quer praticar o desapego e organizar a casa? Conheça a técnica conhecida como “declutter”

Confira dicas que podem ajudar na hora de organizar a casa e não permanecer com objetos guardados e sem utilidade.

Ao longo da vida reunimos muitos objetos em nossa casa, e muitas vezes não são apenas aqueles que usamos com frequência. Seja pelas lembranças que representam ou porque achamos que ainda vamos usar tais objetos, acabamos não nos desapegando e os guardamos, muita vezes sem necessidade. Pensando nisso é que uma técnica denominada “declutter” tem sido cada vez mais utilizada na organização. Apesar de não ter uma tradução livre, o termo significa eliminar a bagunça e os objetos que já não são mais utilizados (o substantivo “clutter”, em inglês, significa desordem, confusão).

organizar-a-casa-blog-da-arquitetura
Imagem: Mulher.com.br

Há quem acredite que o ato de organizar e limpar um ambiente é semelhante ao ato de “limpar a mente”, como se organizássemos nossos pensamentos enquanto organizamos a casa. Há, evidentemente, alternativas como a contratação dos serviços de um profissional da organização, são os “personal organizers”. Seus serviços variam da otimização do espaço nas residências e alternativas de organização no ambiente corporativo.

Pode não parecer fácil em um primeiro momento, mas algumas dicas podem ajudar na organização, mesmo sem a contratação de serviços especializados. Em primeiro lugar, ao iniciar a arrumação, faça algumas reflexões sobre os elementos que foram guardados. Eles foram usados no último ano? Se não foram utilizados, muito provavelmente não o serão no próximo ano. Esses mesmos objetos, caso não estivessem na gaveta ou armário, seriam comprados hoje? Há planos concretos de utilizá-los em breve? Se a resposta a estas perguntas é não, é um forte sinal de que esses elementos podem ser descartados.

gavetas-organizadas-blog-da-arquitetura
Imagem: Riscos e Desenhos

E deixar de guardar um objeto que já não tem mais utilidade não significa apenas jogá-lo no lixo, mas doar, vender, trocar por outro elemento com alguém. E lembre-se que mesmo com valor sentimental, é possível selecionar apenas alguns objetos a serem guardados – já pensou em colecionar tudo o que traz boas lembranças, desde a infância, ao longo da vida? Seria necessário muito espaço!

Confira mais algumas dicas de organização:

+ Organize cada parte da casa

Organizadores de gaveta, de guarda-roupa, até mesmo os mais simples, que podem ser improvisados, ajudam na hora da arrumação. Vale a pena abusar da criatividade.

organizar-blog-da-arquitetura
Imagem: Dicas Caseiras, em
bhg/hsn/lacomunapink/julieannart

+ Praticidade

Procure deixar sempre em uma posição privilegiada os objetos e elementos que mais utilize, lembrando de não esconder os que são menos utilizados, e de desapegar dos que não estão mais em uso.

+ Técnicas diferentes de organização

As ideias podem ir além do comum. Que tal separar os objetos em recipientes separados por números ou cores, de acordo com suas características em comum? Até mesmo uma planilha com a indicação dos elementos que compõem cada caixa pode ajudar na tarefa da organização.

organização-blog-da-arquitetura
Imagem: David Prince

+ Organização constante

É também importante que o processo de limpeza e organização de nossos objetos seja algo realizado com alguma constância, pois geralmente é inevitável que aconteça o acúmulo de mais elementos em nossa casa.

Referências: Casa Abril, Real Simple