Top

Quer montar um vaso? Aprenda a preparar a terra

vaso02_blog-da-arquitetura

Ter um vaso de plantas em casa proporciona ambiente mais limpo, agradável e cheio de vida. Você pode comprar o recipiente já pronto ou montar o seu. Mas, para isso, não basta apenas o recipiente, a terra e a planta: é preciso todo um preparo para a vegetação crescer de maneira saudável.

O coletivo paulistano Hortelões Urbanos ensina a preparar o solo e montar o seu vaso de plantas. O grupo foi criado em 2011 e incentiva a produção de alimentos de maneira simples, barata e coletiva.

Para montar o vaso, você vai precisar de:

– um recipiente com canaletas e furos na base
– argila expandida ou pedra brita
– manta bidim ou pano velho
– muda de planta
– cobertura morta (serragem de madeira, folhas secas ou aparas de grama seca)

Coloque a argila ou pedra brita no recipiente, seguido da manta bidim ou pano velho. Ao inserir a manta (ou o pano velho), cuidado ao ajustar a borda ao tamanho do vaso. Aliás, a manta bidim garante que os nutrientes permaneçam no vaso, sem que sejam perdidos junto com a água.

Preencha o vaso com uma camada do solo (dica para prepará-lo abaixo) e coloque a muda, lembando de retirar o plástico em volta da planta. Complete o vaso com o restante do solo, sem encher – é preciso deixar um espaço entre o solo e a borda. Regue a planta e cubra com uma camada fina de cobertura morta.

 

vaso01_blog-da-arquitetura

Agora que você já sabe como montar os vaso, aprenda a preparar o solo de maneira correta:

– Areia
– Terra
– Composto orgânico.

Misture um pouco de areia, terra e composto orgânico, em medidas proporcionais. A areia auxilia na drenagem da água e no desenvolvimento das raízes. A terra garante a umidade que a planta necessita para se desenvolver, enquanto o composto orgânico tem os nutrientes responsáveis pelo crescimento forte e saudável.