
Que tal morar em uma casa subterrânea?
Em tempos de arranha-céus, poucos considerariam a possibilidade de viver abaixo da terra. Mas, estas ousadas casas subterrâneas vão fazer você repensar o assunto: com luxo ou simplicidade, cada uma tem seu charme.
+ Discreta
Construída no pequeno vilarejo de Vals, na Suíça, esta casa de férias nos Alpes leva a assinatura dos escritórios holandeses SeARCH e CMA. Com 225 m², possui janelas na rústica fachada de pedras. A entrada da residência também serve de pátio, onde os proprietários fazem churrasco e acomodam a lenha.
O belo interior, bem arejado e iluminado, esconde-se por trás da curiosa fachada. O acabamento mistura o estilo moderno do concreto com o toque rústico da madeira, criando um ambiente vibrante durante o dia e aconchegante à noite.
+ Moderna
Localizada em Leiria, Portugal, esta casa subterrânea é dividida em área íntima, com pátios privados, e espaço social, ao redor de uma abertura que recebe luz natural. Assinado pelo escritório Aires Mateus, o projeto moderno contrasta com o cenário campestre da região.
Apesar de não ter janelas, a residência possui diversas portas de correr, que provêm um interior arejado e acesso à parte externa. A decoração minimalista preza pelo conforto no lugar do luxo.
+ Minimalista
O arquiteto sul-coreano Byoung Soo Cho também optou pelo minimalismo ao projetar esta casa subterrânea próxima à capital Seul. Construída com concreto e madeira reciclada, a residência tem um amplo pátio, que recebe luz solar abundante.
O interior é igualmente minimalista e segue a estética japonesa e das casas de campo coreanas. As portas e janelas são pequenas, assim como os cômodos. Por outro lado, o conforto térmico é provido por tubos de resfriamento e geotérmicos.