Top

Projeto inclusivo reúne crianças para revitalizar bairro de SP

Os desenhos feitos por elas estampam os muros do Glicério, ajudando no processo de revitalização do bairro.

 

arte_glicerio_1_blog-da-arquitetura
O projeto Tudo de Cor está colorindo as ruas do Glicério, na região central de São Paulo (Foto: Divulgação)

No centro de São Paulo, mais precisamente na região do Glicério, as ruas vêm ganhando um colorido especial, com desenhos que dão um tom lúdico a muros, fachadas e até ao chão. Trata-se do projeto Tudo de Cor, que recebe o apoio de uma marca de tintas e tem parceria com o Cidade Que Brinca, da ONG Cria Cidade.

A arte de rua – ou street art – vai além da estética e da renovação dos espaços de brincar: ela inspira e transforma as vidas de habitantes da comunidade. Aliás, o que destaca este projeto de outras intervenções urbanas é que os autores das figuras que estampam ruas e paredes são justamente as crianças que moram no bairro.

Os desenhos dos pequenos servem de base para artistas do grafite, que fazem a migração do papel para as fachadas. São criaturas imaginárias e animais fantásticos que parecem ter saído do mundo dos sonhos dos jovens artistas, resultantes da criatividade e da curiosidade das crianças.

arte_glicerio_2_blog-da-arquitetura
Crianças fazem os desenhos no papel, que depois são recriados por grafiteiros (Foto: Divulgação)

+ Arte e integração

A primeira fase do Tudo de Cor resultou em 2.500 m² de área renovada, incluindo 22 imóveis, muros, calçadas, postes e o chão de ruas. Para transformar o projeto em realidade, 82 voluntários participaram da transformação do bairro, ajudando a dar voz às crianças para renovar seus espaços.

As intervenções artísticas do projeto, de fato, privilegiam o lado lúdico da infância, recuperando espaços degradados, como o Glicério. Ao criar os desenhos, foi pedido às crianças que desenhassem livremente, transpondo para o papel os seus sonhos, seguindo temas como transporte, morar, conviver e felicidade.

Além dos pequenos, pais e familiares também exerceram importante papel para transformar as ideias em arte. Após terminar as intervenções no bairro, a intenção é levar o projeto para outras áreas da cidade, motivando as crianças a participarem.

arte_glicerio_3_blog-da-arquitetura
82 voluntários ajudaram a tornar o projeto uma colorida realidade (Foto: Divulgação)

Fontes: Rádio Estadão e Ciclo Vivo