
Projeto incentiva a leitura em metrôs e trens
Quem mora ou trabalha em grandes cidades e usufrui de transportes públicos como metrô e trem tem mais um motivo para passar a viagem lendo um bom livro. Trata-se do projeto Leitura no Vagão.
Desenvolvido por Fernando Tremonti com o objetivo de incentivar a leitura nesses meios de transporte, o Leitura no Vagão visa ocupar o que muitos consideram “tempo perdido”: o período da viagem que parece ser interminável.
Por meio do projeto, que consiste em deixar livros em vagões aleatórios de metrôs e trens, qualquer usuário pode pegar um exemplar e inclusive levá-lo para casa. Mas, não basta apenas finalizar a leitura: após terminar o livro, o exemplar deve ser devolvido ao vagão. Assim, outra pessoa terá a oportunidade de ler também.

+ Quanto mais leitores, melhor
Os livros da iniciativa são identificados com uma etiqueta na capa, onde está escrito “Este livro também é seu”, com um marca página, um folder explicativo sobre o projeto e páginas carimbadas. No folder, o leitor encontra um pedido: tirar uma foto do livro e postá-la nas redes sociais, mencionando o Leitura no Vagão para que mais pessoas compartilhem a causa.
Além de beneficiar a população, o projeto estimula autores a divulgarem seus livros e inspira pessoas comuns a escreverem suas próprias obras. O Leitura no Vagão também sorteia livros, entrevista autores consagrados que o apoiam e realiza ações especiais para concentrar a distribuição de centenas de exemplares em locais específicos.

+ Projeto colaborativo
O Leitura no Vagão começou em São Paulo e atualmente já existe no Rio de Janeiro, no Distrito Federal e até em Santiago, capital do Chile. Sem fins lucrativos, a iniciativa sobrevive graças às doações e divulgação do projeto.
Por meio do crowdfunding, os apoiadores esperam continuar promovendo a acessibilidade à cultura, o conhecimento e ajudar a construir uma sociedade com mais leitores. Para colaborar é muito simples: acesse este site, faça a sua doação e receba um brinde especial.