Ícone do site Blog da Arquitetura

Família doa mudas em cascas de ovos

Imagine que você está passeando pelas ruas de Blumenau, em Santa Catarina, quando é presenteado com uma mudinha de planta em uma casca de ovo. O presente singelo e surpreendente é uma iniciativa de Alicia e Ana Glória Nunes, uma garotinha de apenas 3 anos de idade e sua mãe.

Engenheira florestal, Ana Glória criou o projeto “Plantei um broto na casca do ovo” junto com sua filha. Tudo começou quando ela e a filha começaram a plantar sementes de frutas e legumes, que elas mesmas consumiam, dentro de potes com terra. Quando os primeiros brotos nasceram, a ideia veio.

Alicia Nunes, de 3 anos de idade, e as mudas do projeto “Plantei um broto na casca do ovo” (Foto: Arquivo pessoal)

Com o aumento da quantidade de mudas, as duas passaram a distribuir nas ruas. Porém, os potes já não eram mais suficientes e elas optaram por reaproveitar casquinhas de ovos como recipientes. Além de pequenas, o que evita a necessidade de usar muita terra, elas são biodegradáveis e servem de adubo para as mudas. Ou seja, são ecologicamente corretas e baratas.

Com a distribuição das mudas pela cidade e o compartilhamento das fotos do projeto nas redes sociais, mais pessoas interessadas no projeto se manifestaram, inclusive restaurantes, que passaram a ceder as casquinhas para o “Plantei um broto na casca do ovo”. A repercussão fez com que Alicia e Ana Glória conseguissem distribuir mais mudas – muitas são doadas aos estabelecimentos que fornecem as casquinhas. 

(Foto: Arquivo pessoal)

+ Faça em casa

Para adotar essa ideia e fazer na sua própria casa, a primeira coisa que deve fazer é esterilizar as cascas dos ovos, para não haver contaminação. Coloque terra apropriada na casca e plante a semente já brotando ou a muda. Depois, basta distribuir para que as pessoas replantem em vasos maiores ou no solo.

Ana Glória destaca que a atitude ajuda a resgatar o valor dos alimentos e a importância de plantá-los. Outro benefício é o projeto tem um lado lúdico, que permite à crianças verem as mudinhas dentro do ovo.

(Foto: Flickr)

Fonte: CicloVivo

Sair da versão mobile