Vencedor da edição de 2008 do Prêmio Pritzker, o mais importante prêmio de arquitetura, o arquiteto francês Jean Nouvel é famoso pelos projetos que relevam o urbanismo e o paisagismo, integrando suas obras às cidades de maneira estética, funcional e sustentável.
Um de seus mais recentes projetos, um edifício misto (comercial e residencial) de 67 m de altura, construído em Nicosia, no Chipre, busca inspiração na arquitetura mediterrânea, com seu exterior branco que expressa a leveza da região ao sul da Europa, e na tecnologia, com suas paredes pixeladas. Mas, o paisagismo não fica de fora: muito pelo contrário, é o grande destaque do White Walls (Paredes Brancas), como foi batizado o prédio.
De seus “pixels” brotam variedades de plantas locais, verdejantes e repletas de flores. A fachada voltada para o sul parece um cenário tropical, sendo 80% coberta com vegetação, criando uma estética incrível por meio do paisagismo. Por outro lado, as plantas também exercem função arquitetônica, servindo de brise soleil para os compartimentos do edifício: protegem os apartamentos durante o verão, ajudando a minimizar a luz solar e o calor, e aumentam a luminosidade natural durante o inverno, já que não bloqueiam a incidência de luz.
Essa fachada viva também está em harmonia com o parque e o paisagismo nas imediações do prédio, formado por árvores de 400 anos de idade. Vale destacar que, em seus projetos, Jean Nouvel costuma trabalhar em conjunto com paisagistas experts em espécies locais, fazendo com que o projeto paisagístico tenha manutenção menor, já que as plantas são adaptadas ao habitat escolhido.
Construído em parceria com o escritório local Takis Sophocleous Architects, o White Walls conta ainda com um apartamento duplex no topo do prédio, com uma belíssima vista para a cidade e área de lazer com piscina e pergolados, que protegem o apartamento do calor típico do verão mediterrâneo.