Top
Prince Mahidol Hall

Iluminação do Prince Mahidol Hall na Tailândia responde à estímulos sonoros

Imagine a indescritível sensação de assistir a uma ópera, por exemplo, em um ambiente em que as lâmpadas mudam de cor de acordo com a sinfonia. É isso que acontece no Prince Mahidol Hall, auditório da Mahidol University, na Tailândia, onde está localizada a obra Neurons. Ela é composta por lâmpadas cuja resposta funcional varia com os estímulos sonoros externos.

Prince Mahidol Hall
Imagem: darcawards.com

O nome, Neurons, significa neurônios em inglês. Para os responsáveis pelo projeto, as empresas Lasvit e A49 Architects, é exatamente dessa parte do corpo que saiu a inspiração: a forma como as informações provenientes de estímulo externo são processadas. Segundo eles, da mesma forma que um neurônio, a universidade é portadora de informação.

+ Funcionamento da Neurons

A Neurons possui 18 metros de altura e 328 lâmpadas de LED em um formato parecido com o conjunto núcleo + corpo celular + dendritos de um neurônio, ou seja, estrelado. Elas são encapsuladas em componentes de vidro.

Prince Mahidol Hall
Imagem: darcawards.com

As cores variam de acordo com o ritmo da música. É possível controlar de forma individual a intensidade de cada lâmpada. Quem define qual será a cor de acordo com a música é um algoritmo criado pela Lasvit.

Prince Mahidol Hall
Imagem: designmens.com

Leia também: Iluminação de um jeito diferente


+ Arquitetura do Prince Mahidol Hall

Como a Neurons responde aos efeitos sonoros do ambiente, é necessário criar um isolamento para que os sons externos não atrapalhem. Para isso, os corredores e a entrada são grandes janelas de vidro e o telhado é reforçado com duas camadas. Por meio das janelas é possível ter uma vista panorâmica da paisagem externa.

Prince Mahidol Hall
Imagem: thailandphil.com

A expectativa é de que o local seja um dos símbolos da arquitetura da Tailândia neste século. Mesmo sem contar com a Neurons, o auditório já possui particularidades que o tornam uma grande obra. No design, estão incorporados elementos tradicionais da arquitetura tailandesa. A forma da flor Kan-phai, emblema da Mahidol University está presente e há, ainda, um padrão no telhado que lembra um esqueleto humano, para lembrar o avanço do conhecimento médico que inspirou o surgimento da universidade. Imagine quão fantásticas devem ser as formaturas nesse auditório?

Prince Mahidol Hall
Imagem: quinette.fr

Referências: Thailandphil; Bella Vita Furniture; Dezeen; Casa Vogue