
Prepare as malas: esses 8 endereços fazem de Moscou o destino ideal para arquitetos
A capital russa, Moscou, tem cerca de 800 anos de história. Ela é uma cidade populosa, grandiosa, absolutamente fascinante, bela, culturalmente rica, cosmopolita e de grande importância política e econômica para o país. Fundada no século XII, foi invadida ao longo do tempo por mongóis, franceses, alemães e acabou, no século XX, sofrendo com os conflitos entre socialistas e capitalistas. Sua arquitetura é bastante inspiradora e por isso tem atraído, todos os anos, os amantes da área como destino de viagem.
O Blog da Arquitetura leva você, agora, até o outro lado do mundo para conhecer lugares únicos, diferentes de tudo que está acostumado a ver. Conheça a Moscou de prédios antigos e modernos que conversam harmonicamente num cenário perfeito e encantador.

+ Praça Vermelha
A Praça vermelha ou Praça Bela – Krasnaya Ploschad, como foi batizada em russo – é o verdadeiro coração de Moscou e um dos pontos turísticos mais famosos do mundo. Esta enorme área já foi palco de execuções, passeatas comunistas, desfiles militares soviéticos e muitos outros acontecimentos históricos. Além do mausoléu de Lenin – famoso revolucionário comunista – no local encontram-se várias atrações, como a Catedral de São Basílio, o Museu de História Nacional e o shopping GUM.
+ Catedral de São Basílio

“(…) delírio de um confeiteiro bêbado.”
– disse o arquiteto Le Corbusier sobre São Basílio, em Moscou.
Construída no século XVI, a Catedral de São Basílio é a “Torre Eiffel” de Moscou, um dos lufares mais emblemáticos, extravagantes e belos da capital russa. Com tantas cúpulas, mosaicos e outros elementos coloridos, sua incrível arquitetura parece ter saído de um conto de fadas. O prédio foi idealizado pelo Czar Ivan, em homenagem à conquista da cidade de Karan, antes tomada pelos crimeanos. Diz a história que ele teria cegado o projetista responsável pela obra para que o mesmo jamais pudesse reproduzir novamente nada igual.
+ Museu de História Nacional

O Museu Nacional, em Moscou, foi construído no final do século XIX. Ele abriga um acervo impressionante que conta toda a história da Rússia, desde a época em que era habitada por tribos, na pré-história, passando pela dinastia dos Romanov, até as obras de arte produzidas na contemporaneidade. Mas, além do que há guardado nos interiores, sua arquitetura externa também chama a atenção dos turistas que passeiam pela Praça Vermelha.
+ Shopping GUM

Onde antes era o mercado municipal de Moscou, hoje há o maior e mais luxuoso shopping da cidade. Entre os anos vinte, o prédio servia como loja de departamento e escritórios, um modelo estatal importante para o governo de Stalin, oferecendo produtos e serviços padronizados para todo o tipo de cliente. Assim permaneceu até o fim da Era Soviética. Depois de privatizado, em 2005, o local foi totalmente reformado. Hoje, ele chama a atenção por sua arquitetura, com corredores fechados por abóbadas de vidro.
+ Estações de Metrô

As antigas estações de metrô que estão guardadas no subsolo de Moscou são consideradas como as mais bonitas do mundo. Não é por menos. Elas são ricamente adornadas com mosaicos, vitrais, afrescos, esculturas e uma grande variedade de elementos artísticos sobre uma arquitetura tão requintada quanto um palácio subterrâneo. Não há um só recanto em que o turista não tenha algo precioso para ver. Dentre as mais de duzentas estações de metrô existentes na cidade, as que mais se destacam são: Novoslobodskaya, Mayakovskaya, Elektrozavodskaya, Shosse Entuziastov, Park Pobedy e Nakhimovsky.
+ Fortaleza Kremlin

Foi entre as muralhas desta famosa fortaleza que nasceu Moscou, no ano de 1156. O complexo é pontuado por vinte torres, sendo a principal delas a Torre do Salvador. É como uma pequena cidadela, com vários palácios e museus, que guardam exemplares de carruagens, joias, armas, roupas e muito mais; e igrejas, que foram palco da coroação ou posse de muitos governantes. Foi endereço de czares e símbolo soviético. Hoje, é a sede do partido do Presidente Vladimir Putin. Todas as construções do local são muito impressionantes. A maioria possui uma arquitetura repleta de detalhes coloridos, de encher os olhos.
+ Catedral de Cristo Salvador


Esta igreja ortodoxa foi construída no século XIX, em homenagem a derrota de Napoleão Bonaparte ao tentar invadir a Rússia. Depois da morte de Lenin, ela foi demolida. A ideia era que fosse construído em seu lugar um monumento ao socialismo, o que não aconteceu devido ao início da II Guerra Mundial. Nos anos 90, a Cristo Salvador foi reconstruída de acordo com o modelo original. O edifício é todo branco com cúpulas douradas, como se fosse um castelo de gelo.
+ Bolshoi

Para quem é amante da arte e cultura russa, o Bolshoi é um excelente destino de passeio. É um dos teatros mais famosos da Europa, que abriga a companhia de balé mais antiga e tradicional do mundo. Construído no século XVIII, tem sido palco para a formação de belos espetáculos da companhia. Quem visita o edifício costuma ir até o topo de sua cúpula para admirar a paisagem do entorno e tirar lindas fotografias.
+ Arbat Street

Arbat é a rua mais antiga – e mais cara – de Moscou, localizada no centro histórico da cidade. Construída no século XV, já foi endereço de aristocratas, acadêmicos e artistas da região. Ainda hoje, muitas das fachadas dos prédios mais antigos se encontram preservadas como eram originalmente. A via é mantida fechada exclusivamente para pedestres, que circulam no local apreciando as boas lojas, bares, restaurantes e artistas de rua.
+ Gorky Park

Localizado às margens do Rio Moskva, o Parque Gorky possui mais de cem hectares de área verde, própria para lazer, descanso, caminhadas e outras atividades ao ar livre. Este espaço delicioso na capital russa é o ponto de partida de vários passeios turísticos, principalmente de barco. O local também conta com bons cafés e restaurantes. Eventualmente, no inverno, é construída a maior pista de patinação do gelo do continente.
+ Convento Novodevichy

O complexo formado pelo Monastério Novodevichy foi construído no século XVI. Em seu terreno, cercado por uma grande muralha, há lindas construções antigas, como igrejas, museus, cemitérios e, é claro, o Convento Novodevichy – apelidado de Convento das Donzelas devido à sua história. Este edifício de tijolos vermelhos e pedras brancas, repleto de torres com domos dourados, é um dos mais bem preservados de toda a Rússia. Foi feito para que os czares pudessem, ali, abrigar suas ex-esposas, irmãs ou desafetos. Só assim, enclausurando suas mulheres, é que eles poderiam seguir livres para novos casamentos.
Veja mais imagens destes e de outros pontos turísticos de Moscou no vídeo a seguir:
Fontes: Guia Melhores Destinos, Despachadas pelo Mundo, Correio Braziliense, Mari and the City.
Leia Também: