
Comunidade do Bonete, em Ilhabela, é referência na produção de energia solar
O local - que só é acessível de barco e trilha - agora conta com 180 painéis solares para garantir iluminação permanente aos moradoresUma comunidade isolada na cidade de Ilhabela, conhecida como Praia do Bonete, comemora os efeitos da energia solar, que otimizou a utilização de aparelhos elétricos e tornou o lugar uma verdadeira referência no país.

A instalação de 180 placas solares em todas as residências do local – onde só se chega por barco, em uma trilha de duas horas – garante a iluminação permanente e o uso de aparelhos elétricos, como geladeira e TV, ‘desafogando’ a hidrelétrica responsável pelo serviço de eletricidade e o uso de geradores.
Agora, os moradores relatam que já podem ter o ‘luxo’ de usar lâmpadas à noite, além de não perderem mais alimentos devido à insuficiência energética. Além disso, os turistas são melhores recebidos na Praia do Bonete, que atrai muitas pessoas devido à calmaria e hospitalidade de seus habitantes.

O projeto da energia solar em Ilhabela é do Programa Universalização, do governo federal, que gastou 5 milhões com a instalação das placas na comunidade. A manutenção é feita pela concessionária Elektro e custa 38 reais mensais para cada casa. ”Melhorou 100% e não falta mais luz com as placas. No passado eu tinha que salgar a carne e o peixe para não estragar e usava lampião a gás”, relata um morador.
Embora esteja mudando a vida das pessoas, o sistema ainda enfrenta algumas dificuldades em relação à energia elétrica por cabeamento. Por agora, ainda não acolhe chuveiro (na ilha, é usado a gás) e máquina de lavar, fato que pode mudar no futuro.
Se você está indo passar férias em Ilhabela ou mora próximo à cidade, vale a pena conhecer a Praia do Bonete e ver de perto esse projeto incrível!

Referência: Folha de SP