
Por que pessoas bem sucedidas usam a mesma roupa?
Se você já se perguntou por que algumas pessoas bem sucedidas optam por usar a mesma roupa todos os dias, ou melhor ainda, se você estiver pensando em adotar um guarda-roupa mais simples mesmo, aqui estão algumas razões que irão te ajudar (e muito!) a resolver de uma vez por todas esse dilema:
1. Menos decisões
Para as pessoas que tomam decisões importantes todos os dias, a remoção da tarefa de escolher roupas na parte da manhã os deixa com mais espaço mental e melhor produtividade.
Esta é a base para o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama usar opções de moda limitadas. “Você vai ver que eu uso apenas ternos cinza ou azul. Estou tentando aparar decisões. Eu não quero tomar decisões sobre o que eu estou comendo ou vestindo. Porque eu tenho muitas outras decisões a tomar”, ele disse. Mark Zuckerberg, criador do Facebook também cita uma lógica similar: “menos uma decisão leviana de manhã leva a melhores decisões sobre coisas que realmente importam”.

2. Menos tempo desperdiçado
Já parou para pensar em quantos minutos você gasta por dia apenas decidindo a roupa que irá usar? Aposto que se colocar esse tempo em um ano, vai perceber que gasta no mínimo vários e vários dias dele apenas com essa tarefa. Esse é um dos principais fatores que levou celebridades como Steve Jobs e Albert Einstein a adotarem o “visual único”, sobrando assim mais tempo para tarefas mais importantes ou até mesmo mais prazerosas.
3. Menos stress
Matilda Kahl, uma diretora de arte de Nova York, cita a fadiga de tomar decisões e menos tempo se preparando como razões para usar a mesma roupa todos os dias. Porém ela acrescenta outro motivo como ainda mais importante: menos stress! Especificamente, menos stress durante o dia inteiro sobre a decisão que ela originalmente fez na parte da manhã. “Isso é muito formal? Este vestido é muito curto? Quase sempre, eu escolheria algo para vestir e me arrependia antes de chegar na plataforma do metrô”, mas, agora, em sua camisa branca de seda e calças pretas, ela tem uma menor fonte de ansiedade durante o dia inteiro.
4. Menos desperdício de energia
Christopher Nolan criou vários dos filmes mais críticos e comercialmente bem sucedidos do início do século 21. Mas, de acordo com a New York Times Magazine, ele decidiu há muito tempo que era “um desperdício de energia escolher o que vestir a cada dia, de novo e de novo…” Agora, ele veste apenas jaqueta escura sobre uma camisa azul, com calças pretas e sapatos confortáveis. Sempre!
Christopher apresenta uma visão interessante quando se refere ao “desperdício de energia.” Guarda roupas grandes não apenas requerem mais a tomada de decisões, eles também exigem mais manutenção e maior organização.
5. Marca registrada
Vestir a mesma roupa todos os dias é uma maneira de afirmar seu status como um protagonista. “Esta é a razão pela qual personagens de livros de imagens nunca mudam suas roupas”, diz Alice Gregory, uma famosa escritora que também é adepta a essa prática. “Um uniforme pode ser uma maneira de se alcançar a maturidade ou ao menos personifica-lá. Um uniforme insinua o tipo de prioridades que a pessoa tem como objetivo”.

6. Menos despesa
Nossos armários estão cheios de roupas e sapatos comprados, mas raramente usados. Uma família média americana, por exemplo, segundo um estudo recente gasta US$ 1.700 em roupas por ano. Em 1930, a mulher americana média possuía nove pares de sapatos. Hoje, esse número é de 30, um para cada dia do mês.
Viver com um guarda-roupa mais enxuto ou adotar um uniforme icônico remove a maioria dos itens desnecessários, sem mencionar todo o tempo desperdiçado em compras para roupas e sapatos que apenas seriam usados em poucas ocasiões antes de cair no esquecimento.
Somos uma sociedade se afogando em nossas posses, onde as pessoas estão à procura de liberdade e também de novas soluções. Não me admira que o movimento do “guarda-roupa mínimo” continue a crescer. Aqueles que adotam princípios minimalistas em suas escolhas de guarda-roupa estão descobrindo mais produtividade, menos stress, menos distração, menos despesa e mais paz.
Fonte: Becoming Minimalist