Top

PopUp House: a casa que você monta com uma chave de fenda

Já pensou em construir uma casa somente em uma semana, com materiais recicláveis e utilizando apenas chave de fenda? A proposta, que pode parecer impossível em um primeiro momento, foi desenvolvida pelos arquitetos da Multipod Studio, escritório francês. Estas são as características da PopUp House, a casa pré-fabricada e produzida com materiais como madeira e blocos de isolamento, personalizável e prática.

casa-pop-up-1-blog-da-arquitetura

O estúdio de design francês patenteou uma das inovações do projeto, pois a construção é rápida, garante um isolamento térmico e, devido aos materiais utilizados serem mais leves e recicláveis, a casa tem um custo mais acessível. Não são necessárias muitas ferramentas para montar a casa, chaves de fenda já são suficientes.

Cada morador pode escolher os materiais e o modelo da fachada exterior, assim como elementos internos da casa, o que também pode variar conforme a localidade em que a casa vai ser erguida. O primeiro protótipo foi construído no sul da Franca, e o projeto data de 2014. O objetivo é que em breve as casas estejam disponíveis também nos EUA e Inglaterra. O custo por metro quadrado é estimado entre 1200 e 1900 dólares.

casa-pop-up-2-blog-da-arquitetura

A PopUp House é um exemplo de mudanças na Construção Civil, em que são cada vez mais buscadas alternativas eficientes, sustentáveis, com menos utilização de recursos e sem desperdício de materiais, e já é considerada um modelo de casa do futuro.

casa-pop-up-3-blog-da-arquitetura

Que tal? Está aprovada esta nova opção de casa, sem preocupação com o tempo para construção e de uma forma bem mais acessível? No vídeo a seguir é possível ver como acontece a construção em mais detalhes:

Referências: StyloUrbano, ArchDaily, PopUp House. Imagens: Elisabeth Montagnier.