publicidade

publicidade

Playground oferece espaços separados para crianças pequenas e maiores


Playground em Pequim, na China, projetado pela firma Ballistic Architecture Machine (BAM). Ao fundo, o espaço para crianças maiores

Qualquer arquiteto e designer que queira exercitar a criatividade de maneira lúdica precisa aceitar o desafio de projetar um playground. Imagine ter crianças como clientes exigentes e que realmente irão testar todas as ideias propostas. E ainda, elas são capazes de descobrir novas funções para as estruturas do parquinho.

Os arquitetos da premiada firma chinesa Ballistic Architecture Machine (BAM) cumpriram a proposta e entregaram este playground espetacular em Pequim. Aliás, não se trata apenas de um parque: são dois espaços separados, cada um dedicado a faixas etárias diferentes.

Criança brinca no escorregador do parque: as cores chamam atenção de longe

Pequeninos e grandinhos

O primeiro deles é inspirado em um tabuleiro de xadrez, com bastante espaço para as crianças menores correrem. Por todo o seu perímetro, bancos de madeira permitem que os responsáveis pelos pequenos acompanhem suas peripécias sentados confortavelmente. Sobre essa área, um dossel composto de discos laranjas projeta pontos de sombras, com função bastante semelhante a um pergolado.

Aqui, as crianças pequenas brincam em estruturas lúdicas e seguras

Já as crianças maiores podem se divertir no outro playground, localizado a alguns metros de distância e do outro lado do parque chinês. Batizado de “Rei da Colina”, no seu centro foi inserida uma espécie de montanha, que convida as crianças a escalarem até seu topo. Lá em cima, ela têm uma boa visão do espaço, recompensando a brincadeira em forma de aventura.

Nesta área, as crianças maiores transformam suas brincadeiras em aventuras lúdicas

Além das estruturas dos playgrounds, o que também chama atenção são as cores – uma mistura de tons terrosos e quentes na qual o laranja se sobressai, destacando os espaços de longe. Ao contrastar com o verde das vegetações do parque, eles oferecem uma forma de lazer segura e aconchegante para os pequenos. Com um lugar assim, difícil deve ser manter as crianças em casa!

Fotos: Jonathan Leijonhufvud. Fonte: DesignBoom


publicidade

publicidade