
Perto da natureza: 10 Parques Nacionais imperdíveis
Está pensando na próxima viagem, mas ainda tem dúvidas de qual destino escolher? Se a ideia é conhecer um lugar que proporcione o contato com a natureza, a sugestão é optar por um dos vários parques nacionais espalhados de norte a sul e leste a oeste do País.
Criados de forma a garantir a preservação da natureza, em todas as regiões do Brasil há belos exemplos de “parnas”, e aqui citamos dez deles, passeios imperdíveis durante todo o ano.
1) Parque Nacional do Iguaçu
O segundo Parque Nacional a ser criado no Brasil, em 1939, é patrimônio natural da humanidade e um dos mais visitados por brasileiros e turistas. O parque se divide entre Brasil e Argentina, mas a maior parte de sua área está localizada do lado brasileiro. Reconhecido no mundo todo pelas Cataratas do Iguaçu, o lazer é garantido: rafting, trilhas, um divertido safári e até vôo de helicóptero esperam pelos turistas.
Os ingressos para o parque são pagos, e os preços variam de acordo com a idade e nacionalidade dos visitantes. Mas somos recompensados pelo valor pago com as belas paisagens do parque e sua rica flora e fauna. Estima-se que existam cerca de 800 espécies de borboletas no parque, além dos mamíferos, aves e répteis. É possível chegar ao Parque Nacional do Iguaçu de carro, de ônibus ou de avião, e são vastas e diversificadas as opções de hospedagem.
2) Parque Nacional da Serra do Cipó
Denominada por Burle Marx de “o jardim do Brasil”, a Serra do Cipó está localizada na região central de Minas Gerais, e o Parque Nacional foi criado em 1984 com o objetivo de preservação da riqueza da fauna e flora local. Também pudera, o local abriga cachoeiras e belezas em uma paisagem que se diferencia pela topografia acidentada, com a existência de formações calcárias, quartzitos e granitos.
É possível fazer muitas atividades ao ar livre. Além das cachoeiras, pelas trilhas é possível desbravar os lagos, córregos e mirantes da região. A cobrança de ingressos foi temporariamente suspensa no parque, mas há limite de entrada de visitantes – para saber mais detalhes sobre possíveis mudanças na época da visita, a dica é consultar o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e responsável por gerir e proteger as Unidades de Conservação do país.
3) Parque Nacional de Jericoacoara
Patrimônio nacional e cultural, é destino de turistas de todo o país e de outras partes do mundo. O parque está localizado no litoral oeste do Ceará, nos municípios de Camocim, Jijoca e Cruz. O Parque Nacional e a Vila de Jericoacoara abrigam uma enseada que está voltada para o poente. O resultado são vistas espetaculares ao fim do dia.
Além das belezas locais, não faltam opções de lazer. Andar de buggy, fazer passeios de canoa, praticar esportes náuticos, fazer caminhadas e, claro, aproveitar as praias da região, são algumas das sugestões. O parque está aberto durante todo o ano e, com o crescimento do turismo na região, não faltam opções de hospedagem.
4) Parque Nacional de Anavilhanas
Localizado no Amazonas, na bacia do Rio Negro, abrange os municípios de Manaus e Novo Airão e foi criado com o objetivo de proteger um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo e a diversidade da flora ali encontrada – uma das marcas registradas do local, que mistura ecossistemas fluviais e lacustres, igapós, igarapés e floresta densa.
A fauna também é rica, com felinos e primatas, e muitas espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e o tamanduá-bandeira. Ao aparecerem no Rio Negro, os botos encantam os turistas que visitam o parque. Passeios de barco, trilhas e um bom banho nas águas do rio são algumas das atividades possíveis no Parque Nacional de Anavilhanas, que fica aberto durante todo o ano. Nos períodos da seca, vale curtir as praias que emergem no arquipélago. E nas cheias, a dica é conhecer as trilhas aquáticas de igapó.
5) Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
Poder avistar os simpáticos golfinhos, ver o pôr do sol, mergulhar e curtir piscinas naturais. Está bom? Esses são alguns dos atrativos do Parque Nacional de Fernando de Noronha, onde também é possível caminhar por sítios históricos, com paisagens em que a fauna e a flora se destacam.
Para garantir a preservação do ambiente e melhorias na localidade, começou a ser praticada a cobrança de ingresso para brasileiros e estrangeiros que visitam o Parque Nacional. Para chegar a Fernando de Noronha, há vôos diários com saída de Recife e Natal e na ilha há diversas opções de pousadas para a acomodação.
6) Parque Nacional do Itatiaia
Primeiro parque nacional criado no Brasil, em 1937, está localizado na Serra da Mantiqueira, na divisa entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.As montanhas, a vegetação e os regatos de água chamam a atenção neste parque, que está dividido em Parte Alta, onde entre outros atrativos está localizado o Pico das Agulhas Negras, e Parte Baixa, onde está o centro de visitantes e a Piscina Natural do Maromba
O parque pode ser visitado o ano todo, e a sugestão, principalmente para conhecer a Parte Alta, é programar a viagem para o inverno. O ingresso para o parque é pago, e os valores variam de acordo com o dia da visita. Há hotéis e pousadas na região do Parque Nacional do Itatiaia.
7) Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Em Goiás estão reservadas belas paisagens, rochas de bilhões de anos, e áreas de antigos garimpos em um mesmo lugar: no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Para os turistas com disposição, dá para praticar o ecoturismo e o turismo aventura, seja na tirolesa, no rappel, no arvorismo ou até mesmo no canionismo, este último, muito praticado na Chapada devido à grande quantidade de cânions, cachoeiras e corredeiras ali existentes.
Para quem não está em busca de muitas aventuras, há caminhadas em trilhas de diferentes intensidades. O parque está aberto durante os doze meses do ano, e localiza-se a 260 km de Brasília. Mas não se esqueça de tomar a vacina contra a febre amarela antes da visita a Chapada.
8) Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Com paisagens que assemelham-se ao verdadeiro paraíso, este é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no litoral oriental do Maranhão. As lagoas de águas claras entre as areias brancas do campo de dunas – o maior do Brasil – são um convite ao banho, e são encontradas o ano todo, com mais facilidade na época de chuvas. As lagoas Azul e Bonita são imperdíveis.
Aproveite a estadia também para conhecer, além das praias, lagoas e dunas, a vila de pescadores de Mandacaru e o povoado de Atins, que ainda mantêm um estilo de vida rústico e de intensa relação com a natureza. O Parque Nacional é ideal para uma temporada de descanso. E para relaxar ainda mais, experimente flutuar pelo Rio Formiga, no povoado de Cardosa. Não é cobrado ingresso para entrar no parque, que está aberto à visitação durante o ano todo.
9) Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
No Mato Grosso, nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, este Parque Nacional abriga cachoeiras, além da flora e fauna de muita exuberância. Para conhecer boa parte dos atrativos é necessário fazer o agendamento com guias locais, assim o passeio fica mais seguro e com mais riqueza de detalhes para os turistas.
O mirante da Cachoeira Véu de Noiva é um dos destaques da paisagem local. A cachoeira, de 86 metros, cai cercada por um paredão de arenito. Não perca a chance de conhecer também a Casa de Pedra, uma gruta de arenito que tem história para contar, já tendo servido de abrigo para os homens da Coluna Prestes e para escravos. E com disposição, e após uma caminhada de aproximadamente 6 horas, chega-se ao Morro São Jerônimo, um dos pontos mais altos do Parque e com uma vista deslumbrante.
10) Parque Nacional da Chapada Diamantina
Este é um dos maiores parques de preservação do Brasil fora da região Amazônica. Localizado na Bahia, foi criado com o objetivo de preservar a natureza local, incluindo o rio Paraguaçu. As águas da Chapada Diamantina são a grande atração, e os turistas podem se banhar no rio, em lagos, ou em porções de água dentro de grutas. São paisagens de tirar o fôlego.
Outra característica da região é a riqueza de espécies animais, entre eles a onça-parda e o tatu-canastra, ameaçados de extinção, e de plantas, com destaque para as bromélias. Considere planejar a viagem para a Chapada por pelo menos quatro dias, para aproveitar os atrativos locais, e contrate um guia de turismo que conheça bem a região, para conhecer ainda melhor os detalhes da riqueza natural da Chapada, e para fazer o passeio em segurança.
Gostou das dicas? Agora é só preparar as malas e escolher o destino!
Referências: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Guia Chapada Diamantina, Parque Lençóis, Portal Jericoacoara, Serra do Cipó, Chapada dos Veadeiros, Cataratas do Iguaçu