Top

Parque elevado: reaproveitamento do espaço urbano

Conheça 3 parques elevados pelo mundo, ou projeto deles! Vem ver:

parque-elevado-high-line-park1_blog-da-arquitetura
High Line Park, em Nova York

+High Line Park

Criado em 2009, o High Line Park, em Nova York, se tornou o primeiro parque elevado das Américas. Com 2,33 quilômetros de comprimento, a obra é um jardim suspenso em uma ferrovia construída na década de 1930 e desativada nos anos 1980, na região de Manhattan.

O High Line Park foi realizado graças à mobilização dos moradores, que perceberam o potencial de reaproveitamento daquele espaço grande e ocioso. Em 2003, uma competição elegeu o melhor projeto, de autoria do Field Operantions e dos arquitetos do escritório Diller Scofidio + Renfro, além de outros colaboradores.  A revitalização teve início em 2006, sendo que a primeira fase terminou em 2009 e a segunda, em 2011.

Atualmente, o parque elevado nova-iorquino recebe 5 milhões de pessoas por ano, entre moradores e turistas. O paisagismo atrai quem adora fazer caminhadas em meio ao verde e relaxar, além de proporcionar uma bela vista da cidade e do Rio Hudson. Também não faltam atrações culturais, como instalações de artes visuais e sonoras.

parque-elevado-high-line-park2_blog-da-arquitetura

+Promenade Plantée

Mais de uma década antes do High Line Park, em 1993, Paris ganhou o primeiro parque elevado do mundo, Promenade Plantée. Com 4,7 quilômetros de extensão, a atração parisiense começa próxima da Opéra Bastille, terminando nos arredores do Boulevard Périphérique.

O Promenade Plantée foi construído sobre uma antiga ferrovia, abandonada em 1969. Com a demolição da estação Bastille, que deu lugar à Opéra Bastille na década de 1980, o espaço abandonado foi revitalizado e transformado no charmoso parque elevado, uma inspiração para a obra de Manhattan.

parque-elevado-promenade-plantee1_blog-da-arquitetura

+Elevado Costa e Silva (Minhocão)

Popularmente conhecido como Minhocão, o Elevado Costa e Silva foi inaugurado em 1971, no centro de São Paulo. Um programa da Associação Amigos do Parque Minhocão pretende implantar um parque municipal linear no local, para pedestres e ciclistas. Entretanto, ainda não existe um projeto ou um consenso sobre a transformação do viaduto em parque.

Com 2,8 quilômetros de extensão e 17 metros de largura, o Elevado passa pelos bairros Consolação, República, Santa Cecília e Barra Funda. Segundo a associação, o parque linear teria equipamentos sociais e novos acessos, com escadas e elevadores. Problemas como poluição sonora, estética e visual chegariam ao fim e a população teria uma opção de lazer na região.

Saiba mais sobre a mobilização para criar o Parque Minhocão no site da Associação.

parque-elevado-costa-e-silva1_blog-da-arquitetura
População aproveita o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, no aniversário da cidade de São Paulo deste ano (Foto: Mariana Perri)