
Para sua próxima viagem: 7 castelos portugueses (e seus diferentes estilos arquitetônicos)
Um palácio que parece saído de um conto de fadas, um castelo que já foi cenário de novela e uma vila rodeada por muralhas medievais. Esses são apenas alguns exemplos que uma visita a diferentes regiões de Portugal proporciona. Anos de história e diferentes momentos da arquitetura fazem parte dos castelos e palácios portugueses, exemplos da Arquitetura Medieval, Romântica, Renascentista e Barroca.

O Blog da Arquitetura separou sete exemplos em distintas regiões de Portugal, um país que tem muito a se conhecer, mesmo considerado pequeno em extensão quando comparado ao que os brasileiros estão acostumados, dada a dimensão continental do nosso país. Conheça alguns deles:
1) Castelo de Santa Maria da Feira
Localizado na região norte do país, é exemplo da arquitetura militar medieval e representa os recursos defensivos utilizados entre os séculos XI e XVI. As muralhas medievais estão em harmonia com a paisagem natural, com árvores centenárias e gramados bem cuidados. Conheça a Praça de Armas, as diferentes torres e a capela. Também chama a atenção a beleza de um lago artificial e uma gruta, esta última que remete à arte de Gaudí.

2) Castelo de Almourol
Este castelo já foi cenário da novela “O Beijo do Vampiro”, da TV Globo, e chama a atenção pela beleza da paisagem natural ao redor da edificação que está localizada numa ilha escarpada, ao longo do rio Tejo, na região central de Portugal. Para chegar ao castelo é necessário ir de barco, mais um diferencial neste passeio.
Não há comprovação da origem desta construção, mas há vestígios de que a ocupação foi iniciada durante a Idade Média, e sua reconstrução foi finalizada em 1171 pela Ordem dos Templários, responsável pela defesa do local. O castelo está localizado em um ponto estratégico, e para conhecer mais de sua história é possível marcar visitas guiadas.

3) Castelo de Arnoia, Celorico de Basto
Uma imagem de surpreender é a vista no horizonte do Castelo de Arnoia, em Celorico de Basto, na região norte do país. A mais antiga referência ao castelo tem data de 1064, e a arquitetura é da época românica. A construção se enquadra nos exemplos de castelos construídos entre os séculos X e XII com o objetivo de defender os territórios contra os inimigos.
E há uma lenda bem diferentes sobre este castelo, justamente em uma luta contra os inimigos. Durante um cerco dos mouros, a população local acendeu tochas, fixando-as no alto da cabeça de cabras. Assim que chegaram, os inimigos pensaram que cada luz representava um homem, e foram embora sem atacar a povoação.

4) Palácio da Pena
O Palácio Nacional da Pena é um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal e é considerado o grande representante do Romantismo. Localizado em Sintra, a aproximadamente 25 km de Lisboa, sua arquitetura e decoração nos remetem ao século XIX, quando foram iniciadas as obras de reconstrução do antigo mosteiro que ali tinha lugar.
Cada cômodo do palácio é uma surpresa para os visitantes, assim como a vista exuberante dos Parques de Sintra – o Palácio da Pena está em um ponto bem alto, para que fosse observado em diferentes locais dentro dos parques. O claustro, a copa e a sala de jantar, os quartos, salas e as obras de arte são de se admirar. Parece ou não saído de uma história de conto de fadas?

5) Castelo de Porto de Mós
De características predominantemente góticas, mas também com traços renascentistas este castelo, à primeira vista, pode parecer pequeno, mas tem características que o engrandecem. Os coruchéus (que é o remate em formato de pirâmide de uma torre) com placas de cerâmica verde chamam a atenção desde longe, e a vista do castelo à noite é surpreendente.
Em sua história o castelo conta até mesmo com a superação ao terremoto que atingiu o país em 1755. Localizado na região central do país, bem perto da cidade de Fátima, o castelo passou por restauração recente. Subir no alto do castelo e ter a vista para as ruas da pequena vila é algo imperdível.

6) Castelo de Marvão
Este castelo está localizado no Alentejo, região centro-sul de Portugal, mais precisamente na Serra de São Mamede. O castelo rodeia a vila com suas muralhas medievais e a paisagem com o castelo e a vila de ruelas e casas típicas no alto da Serra chamam a atenção por sua beleza. A origem da edificação é muçulmana e há registros de que já no século XII o castelo estava construído.

7) Palácio Nacional de Mafra
Localizado há cerca de 25 km de Lisboa o Palácio Nacional de Mafra tem história desde sua construção, no século XVIII, que teria sido a mando de D. João V como cumprimento de uma promessa para que lograsse êxito seu casamento com D. Maria Ana de Áustria ou que o mesmo melhorasse de uma doença.
Sejam ou não as histórias verídicas, a certeza é que esta é uma das construções que devem ser conhecidas em uma visita a Portugal. Representante do barroco, a grandeza do palácio chama a atenção. Obras de arte, como pinturas e esculturas, foram encomendadas na época e de artistas renomados, o que enriqueceu ainda mais o palácio.

E então, deu vontade de conhecer estas construções? E com certeza são ainda poucos exemplos perto do que Portugal tem a mostrar quando o assunto é história e arquitetura!
Referências: Soul Portugal, Dinheiro Vivo, Cultuga, História de Portugal, Palácio de Mafra, Parques de Sintra