Top

Para sua próxima viagem: 7 castelos portugueses (e seus diferentes estilos arquitetônicos)

Um palácio que parece saído de um conto de fadas, um castelo que já foi cenário de novela e uma vila rodeada por muralhas medievais. Esses são apenas alguns exemplos que uma visita a diferentes regiões de Portugal proporciona. Anos de história e diferentes momentos da arquitetura fazem parte dos castelos e palácios portugueses, exemplos da Arquitetura Medieval, Romântica, Renascentista e Barroca.

castelos-e-palacios-portugal-blog-da-arquitetura
Imagem: Visit Portugal

O Blog da Arquitetura separou sete exemplos em distintas regiões de Portugal, um país que tem muito a se conhecer, mesmo considerado pequeno em extensão quando comparado ao que os brasileiros estão acostumados, dada a dimensão continental do nosso país. Conheça alguns deles:

1) Castelo de Santa Maria da Feira

Localizado na região norte do país, é exemplo da arquitetura militar medieval e representa os recursos defensivos utilizados entre os séculos XI e XVI. As muralhas medievais estão em harmonia com a paisagem natural, com árvores centenárias e gramados bem cuidados. Conheça a Praça de Armas, as diferentes torres e a capela. Também chama a atenção a beleza de um lago artificial e uma gruta, esta última que remete à arte de Gaudí.

castelo-santa-maria-da-feira-blog-da-arquitetura
Imagem: Direção Regional de Cultura do Norte

2) Castelo de Almourol

Este castelo já foi cenário da novela “O Beijo do Vampiro”, da TV Globo, e chama a atenção pela beleza da paisagem natural ao redor da edificação que está localizada numa ilha escarpada, ao longo do rio Tejo, na região central de Portugal. Para chegar ao castelo é necessário ir de barco, mais um diferencial neste passeio.

Não há comprovação da origem desta construção, mas há vestígios de que a ocupação foi iniciada durante a Idade Média, e sua reconstrução foi finalizada em 1171 pela Ordem dos Templários, responsável pela defesa do local. O castelo está localizado em um ponto estratégico, e para conhecer mais de sua história é possível marcar visitas guiadas.

almourol-blog-da-arquitetura
Imagem: Welcome to

 3) Castelo de Arnoia, Celorico de Basto

Uma imagem de surpreender é a vista no horizonte do Castelo de Arnoia, em Celorico de Basto, na região norte do país. A mais antiga referência ao castelo tem data de 1064, e a arquitetura é da época românica. A construção se enquadra nos exemplos de castelos construídos entre os séculos X e XII com o objetivo de defender os territórios contra os inimigos.

E há uma lenda bem diferentes sobre este castelo, justamente em uma luta contra os inimigos. Durante um cerco dos mouros, a população local acendeu tochas, fixando-as no alto da cabeça de cabras. Assim que chegaram, os inimigos pensaram que cada luz representava um homem, e foram embora sem atacar a povoação.

celorico-de-basto-castelo-blog-da-arquitetura
Imagem: Dinheiro Vivo

4) Palácio da Pena

O Palácio Nacional da Pena é um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal e é considerado o grande representante do Romantismo. Localizado em Sintra, a aproximadamente 25 km de Lisboa, sua arquitetura e decoração nos remetem ao século XIX, quando foram iniciadas as obras de reconstrução do antigo mosteiro que ali tinha lugar.

Cada cômodo do palácio é uma surpresa para os visitantes, assim como a vista exuberante dos Parques de Sintra – o Palácio da Pena está em um ponto bem alto, para que fosse observado em diferentes locais dentro dos parques. O claustro, a copa e a sala de jantar, os quartos, salas e as obras de arte são de se admirar. Parece ou não saído de uma história de conto de fadas?

palacio-da-pena-portugal-blog-da-arquitetura
Imagem: Parques de Sintra

 5) Castelo de Porto de Mós

De características predominantemente góticas, mas também com traços renascentistas este castelo, à primeira vista, pode parecer pequeno, mas tem características que o engrandecem. Os coruchéus (que é o remate em formato de pirâmide de uma torre) com placas de cerâmica verde chamam a atenção desde longe, e a vista do castelo à noite é surpreendente.

Em sua história o castelo conta até mesmo com a superação ao terremoto que atingiu o país em 1755. Localizado na região central do país, bem perto da cidade de Fátima, o castelo passou por restauração recente. Subir no alto do castelo e ter a vista para as ruas da pequena vila é algo imperdível.

castelo-porto-de-mós-blog-da-arquitetura
Imagem: Youtube

6) Castelo de Marvão

Este castelo está localizado no Alentejo, região centro-sul de Portugal, mais precisamente na Serra de São Mamede. O castelo rodeia a vila com suas muralhas medievais e a paisagem com o castelo e a vila de ruelas e casas típicas no alto da Serra chamam a atenção por sua beleza. A origem da edificação é muçulmana e há registros de que já no século XII o castelo estava construído.

castelo-marvao-blog-da-arquitetura
Imagem: Best Guide

7) Palácio Nacional de Mafra

Localizado há cerca de 25 km de Lisboa o Palácio Nacional de Mafra tem história desde sua construção, no século XVIII, que teria sido a mando de D. João V como cumprimento de uma promessa para que lograsse êxito seu casamento com D. Maria Ana de Áustria ou que o mesmo melhorasse de uma doença.

Sejam ou não as histórias verídicas, a certeza é que esta é uma das construções que devem ser conhecidas em uma visita a Portugal. Representante do barroco, a grandeza do palácio chama a atenção. Obras de arte, como pinturas e esculturas, foram encomendadas na época e de artistas renomados, o que enriqueceu ainda mais o palácio.

palacio-mafra-blog-da-arquitetura
Imagem: Câmara Municipal de Mafra

E então, deu vontade de conhecer estas construções? E com certeza são ainda poucos exemplos perto do que Portugal tem a mostrar quando o assunto é história e arquitetura!

Referências: Soul Portugal, Dinheiro Vivo, Cultuga, História de Portugal, Palácio de Mafra, Parques de Sintra