
Para levar mais conforto aos pacientes, asilo recria atmosfera dos anos 40
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa cresce cada vez mais. Segundo a ONU, atualmente uma em cada dez pessoas tem 60 anos ou mais e acredita-se que, até 2050, essa proporção irá chegar a 22% da população mundial.
Pensando nisso, muitas empresas já estão desenvolvendo produtos e serviços específicos para a terceira idade, incluindo os idosos com algum tipo de doença, como o Alzheimer, que afeta a memória, principalmente a de curto prazo, trazendo grandes dificuldades para as pessoas realizarem suas atividades no dia a dia.
Nos Estados Unidos, na cidade de Ohio, um asilo foi construído especificamente para idosos que sofrem dessa doença. Intitulado “The Lantern of Saybrook“, o investimento chegou a 8,7 milhões e o estabelecimento conta com 83 residentes e 65 funcionários.



O asilo foi projetado para ser um ambiente familiar, personalizado e interativo. Inspirado em um bairro americano dos anos 40, todos os quartos simulam a fachada de casas, com janelas, pilares e varandas. O piso simula um gramado e o local possui alguns estabelecimentos de serviço e lazer, como salão de cabeleireiro, gazebos e cinema.
O ambiente foi todo pensado para reduzir a ansiedade, raiva e depressão dos moradores. Além de ser um espaço aconchegante, possui um sistema sonoro que simula sons da natureza, como de pássaros, por exemplo.

O piso dos corredores internos parecem ruas, e o teto feito de fibra óptica simula o dia e a noite. As luzes das varandas de cada quarto acendem automaticamente. Para criar um ambiente ainda mais personalizado, cada quarto é decorado de forma similar ao quarto da antiga casa de cada morador. Tudo foi pensado para que os moradores se sintam à vontade e sofram menos.
+Vídeo
Conheça mais do projeto no vídeo abaixo (em inglês):
Fonte: Hypeness