Top

Pantanal: Você nunca pensou em ir, mas vai adorar!

Como eu já disse por aqui, na hora de escolher um destino para viajar, o ítem natureza é primordial pra mim. Por isso, no ano passado eu escolhi viajar para um lugar completamente inusitado: Pantanal.

Pode parecer que não, mas mesmo estando literalmente no meio do mato, você pode ter o mínimo de estrutura necessária para aproveitar melhor essa riqueza natural.

DSC_0191

Me hospedei em uma fazenda e quando cheguei fui recebida com uma das iguarias locais, o caldinho de piranha. Pra quem não sabe, a piranha é um peixe que tem aos montes por lá, e por não ter tanta carne, é bastante usado para caldos, que são deliciosos! A noite, participei de uma fogueira com moda de viola e cachaça, o que fez com que eu me sentisse acolhida, aquecida e confortável.

DSC_0240

Existem vários pacotes disponíveis nas fazendas por lá, onde você pode escolher tudo o que vai querer fazer durante a sua estadia. Passeio à cavalo, de barco, focagem noturna, safari fotográfico, pescaria de piranha e diversas outras coisas que irão fazer com que você se sinta parte de uma das maiores extensões alagadas contínuas do planeta.

DSC_0101

DSC_0226

DSC_0158

Se você é alérgico a picadas de mosquito, tome cuidado! Não é lenda, pelo fato de ser uma área muito alagada (nome derivado de pântano), se torna lugar perfeito para a proliferação de mosquitinhos. Mas não faça disso um empecilho para a sua viagem, leve um repelente e seja feliz.

DSC_0169

A flora e a fauna são muito ricas, com inúmeras espécies de plantas, árvores, vegetação rasteira, de todas as formas e cores. Quem gosta de fotos irá com capturar gigas e mais gigas, assim como eu :). Encontrei também muitas (muitas mesmo) espécies de pássaros, macacos, peixes e jacarés.

Curiosidade 1: os jacarés do Pantanal são diferentes dos jacarés da Amazônia. Normalmente são menores, aproximadamente 2 metros, e quase inofensivos ao homem, pois se alimenta basicamente de peixes e não costuma atacar o homem, o contrário dos da Amazônia.

DSC_0099

DSC_0229

DSC_0147

As piranhas dominam os rios do Pantanal e por causa delas não podemos nadar por lá. Você sabia que mesmo estando morta ela pode morder? Seus dentes são realmente afiados, então tenha um pouco de cuidado com elas, rs.

DSC_0090

DSC_0144

Curiosidade 2: Um fato muito engraçado que reparei por lá foi que eu um amigo éramos os únicos brasileiros que estavam ali. O nosso guia nos disse que é muito difícil encontrar brasileiros por lá, o normal mesmo é encontrar visitantes estrangeiros.

DSC_0073

DSC_0067

DSC_0060

DSC_0064

DSC_0056

DSC_0049

DSC_0043

DSC_0034

DSC_0025

DSC_0011

DSC_0004

Espero ter plantado a sementinha da curiosidade e despertado a vontade de conhecer esse lugar tão pouco visitado pelos brasileiros de outras regiões, mas que pode oferecer uma experiência única! =)

Todas as fotos: Ingrid Barth® – Acervo pessoal