
Os perfis profissionais e suas características no mercado de trabalho. Vem ver!
Na Arquitetura e em diferentes carreiras, os perfis profissionais são traçados a partir de características comportamentais.O mercado de trabalho é acirrado, competitivo e não faltam sugestões de posturas esperadas dos futuros profissionais. Também são vários os exemplos de perfis profissionais traçados através de pesquisas e ferramentas baseadas em características comportamentais. Estes perfis podem ser encontrados em diferentes carreiras, e não é diferente na Arquitetura.

Vez por outra vemos frases que questionam se haveria um profissional ideal para as empresas. Acima de tudo, o objetivo das organizações que estão atentas ao que pode ser agregado à cultura corporativa é encontrar um profissional motivado, satisfeito com seu trabalho e que a partir de seus valores pessoais e habilidades profissionais possa contribuir dentro das companhias.
Na arquitetura, por exemplo, há distintos perfis, até mesmo pelo fato de ser uma profissão generalista, no sentido de que possibilita o trabalho em diferentes atividades, como planejamento, urbanismo, paisagismo ou execução de obras. Mas de um modo geral, entre as características pessoais dos trabalhadores mais procuradas pelas empresas, é possível destacar algumas que são levadas em consideração no momento da contratação. Objetividade, franqueza, espírito de equipe, visão de futuro e a autoconfiança do profissional são algumas delas.

E como um assunto que se faz sempre presente e em discussão, há exemplos de contribuição na internet, e até mesmo com tom de piada sobre o tema, baseados na imagem que muitas áreas, categorias e profissões passam. É evidente que cada um dos cargos, profissões e atividades citadas é de suma importância no ambiente de trabalho, desde a participação dos sindicatos às atividades realizadas pelos diferentes profissionais, sejam os responsáveis pelos Recursos Humanos ou pelo Planejamento Estratégico. Mas para trazer uma visão diferente e relacionada ao humor sobre as profissões e o perfil de cada profissional, segue o post publicado nas redes sociais, na página do Facebook “Senta que lá vem história”.
COMO CONTRATAR UM FUNCIONÁRIO
O método consiste em:
a) Colocar todos os candidatos num galpão
b) Disponibilizar 200 tijolos para cada um.
c) Não dê orientação alguma sobre o que fazer.
d) Tranque-os lá.
Após seis horas, volte e verifique o que fizeram.
Segue a análise dos resultados:
1 – Os que contaram os tijolos, contrate como contadores.
2 – Os que contaram e em seguida recontaram os tijolos, são auditores.
3 – Os que tiverem arrumado os tijolos de maneira muito estranha, difícil de entender,coloque-os no Planejamento, Projeto e Implantação Controle de Produção.
4 – Aqueles que picaram os tijolos em pedacinhos e estiverem tentando montá-los novamente, devem ir direto à Tecnologia da Informação.
5 – Os que estiverem sentados sem fazer nada ou batendo papo-furado,
são dos Recursos Humanos.
6 – Os que já tiverem saído, são gerentes.
7 – Os que estiverem olhando pela janela com o olhar perdido no infinito, são os responsáveis pelo Planejamento Estratégico.
8 – Os que estiverem conversando entre si com as mãos no bolso demonstrando que nem sequer tocaram nos tijolos e jamais fariam isso, cumprimente- os com muito respeito e coloque-os na Diretoria.
9 – Os que levantaram um muro e se esconderam atrás são do Departamento de Marketing.
10 – Os que afirmarem não estar vendo tijolo algum na sala, são advogados, encaminhem ao Departamento Jurídico.
11 – Os que reclamarem que os tijolos ‘estão uma porcaria, sem identificação, sem padronização e com medidas erradas’, coloque na Qualidade.
12 – Os que começarem a chamar os demais de ‘companheiros’ , elimine-os imediatamente antes que criem um sindicato.