Top

Olha que legal: essa arquiteta recria as plantas e cenários dos seriados e filmes indicados ao Oscar

Com a premiação do Oscar chegando (a cerimônia será no próximo dia 04 de março), o Blog da Arquitetura trouxe uma matéria especial e diferente dos artigos sobre os filmes que você vai encontrar por aí.

É que a arquiteta Boryana Ilieva encontrou um jeito de conciliar sua profissão com a paixão pelo cinema. Ela, que assiste mais de 400 filmes por ano (isso dá mais de um filme por dia!), começou despretensiosamente a desenhar a planta de um apartamento que viu em um desses filmes. O que era para ser um hobby acabou se tornando fonte de renda e hoje ela recria em aquarela os detalhes meticulosos dos ambientes e cenários dos filmes que assiste e vende em plataformas como Society 6 e Patreon.

Com filmes como La La Land, Corra! e Blade Runner retratados em detalhes meticulosos, suas criações não só fornecem uma nova perspectiva dos espaços, como também destacam as características arquitetônicas importantes que ajudam a construir as cativantes histórias das grandes telas. Confira alguns deles:

+La La Land

Imagem: Reprodução/Boryana Ilieva.

De um filme que foi nomeado para 14 Oscars depois de ter ganhado 7 Globos de Ouro, uma visão geral do apartamento da Mia dá uma compreensão da intemporalidade no design da La La Land.

O diretor Damien Chazelle inspirou-se nas primeiras cores brilhantes em filmes como The Umbrellas of Cherbourg e The Young Girls of Rochefort , claramente vistos a partir das cores da parede no apartamento de Mia, e também refletiu nas cores dos vestidos usados a noite: azul, vermelho, verde e amarelo.

+Corra!

Imagem: Reprodução/Boryana Ilieva.

Neste filme espetacular, Boryana descreveu as principais salas da casa de campo onde ele se passa, como o local onde são realizados os transplantes de cérebro e a sala de psicanálise. Ou seja, as pinturas retratam os momentos de maior tensão do longa metragem.

A maior parte do filme se passa na casa da família Armitage, que fica no meio de um bosque e a vários quilômetros dos vizinhos mais próximos. O filme é marcado pelo contraste de cores fortes, que vai do vermelho e azul do figurino dos personagens à escuridão cada vez maior em que o protagonista se vê.

+Blade Runner 2049

Imagem: Reprodução/Boryana Ilieva.

A história acompanha o caçador de androides K (Ryan Gosling), que extermina fugitivos de gerações anteriores. Com relação aos desenhos de Boryana, os ambientes sombrios e a paleta de cores escura e forte retrata com bastante fidelidade uma identidade visual semelhante ao que se vê no cinema. Até mesmo os tons de cores frias que geram uma certa tensão foram reproduzidos nos mínimos detalhes.

+Um Limite Entre Nós

Imagem: Reprodução/Boryana Ilieva.

Estrelado por ninguém menos que Denzel Washington e Viola Davis, Fences (traduzido para “Um limite entre nós”, em português) ocorre na maior parte do tempo no quintal dos Maxons.

Nomeado para 4 Oscars, incluindo o de melhor filme, as cenas mais emocionantes acontecem no pátio do fundo da casa, o único cenário na performance original do teatro. Ilieva descreve o trabalho de forma filosófica: “Um mundo inteiro completo, de espaço íntimo sagrado”.

+Bonus: Stranger Things

Imagem: Reprodução/Boryana Ilieva.

O primeiro episódio da Stranger Things apresenta a uma equipe de garotos que jogam “Dungeons and Dragons” no porão de Mike Wheeler. Pense em mobiliário básico dos anos 80 e em walkie-talkies espalhados. Boryana ainda retrata outros lugares, como a clássica casa de Will, repleta de pisca-piscas por todos os cômodos, trazendo um ar de nostalgia muito grande para quem já assistiu a série.

Imagem: Reprodução/Boryana Ilieva.

Diferente, né? Para conhecer mais trabalhos de Boryana Ilieva, vale a pena acessar seu Instagram.