Top

O veludo voltou com tudo na moda… e na decoração!

Tem modas que são intemporais e outras que podem regressar a qualquer momento, como o vintage. Muito do que se usou no passado, está voltando em releituras ainda mais modernas. O uso do veludo, por exemplo, já foi considerado algo muito antiquado e é, agora, uma forte tendência para a ‘decoração inverno 2017’. Esse “material coringa” serve de solução a todos aqueles que pretendem deixar seus ambientes mais confortáveis, elegantes e cheios de charme.

(imagens extraída de Eu Decoro Pixabay)

+ O clássico da realeza

O veludo é um material que vem sendo usado na Europa há muitos séculos, desde o tempo das realezas e seus nobres castelos. Evoca sofisticação e requinte. Talvez por isso tenha sido um dos tecidos preferidos de Coco Chanel – uma das melhores estilistas do século XX. Portanto, sua imagem jamais é relacionada, pelos designers, a uma decoração simples e despojada. Pelo contrário, usá-lo em uma composição demonstra muita personalidade.

Deve-se ter muito cuidado quanto à aplicação do veludo nos interiores. No toque, pode parecer tão macio quanto uma pele de pêssego, mas esse material tem difícil caimento e grande peso visual. Em excesso, a residência poderia ficar parecendo um cenário de filme de época ou um bordel. Ainda assim, há inúmeras possibilidades de inserção do veludo na decoração.

(imagens extraída de Simplichique)

+ Sobre o tecido

O veludo é um tipo de tecido que pode ser natural ou sintético. É macio, quente, tem um lado liso e outro coberto de pelos – uma opção perfeita para decorações em residências localizadas nas regiões de clima frio. Há os mais leves e brilhantes, feitos em seda ou algodão; os canelados, em fio sintético ou poliéster; os de superfície irregular, como se estivessem molhados; e aqueles com desenhos em relevo, que passam por processos químicos corrosivos.

(imagens extraída de Eu Decoro e Construção e Decoração de Casas)
(imagens extraída de Elle e Pinterest)

Na hora de limpar uma peça em veludo, todo cuidado é pouco. O material é bastante delicado e mancha facilmente. O mais indicado é fazer a impermeabilização do tecido, para impedir qualquer absorção de líquidos. Mas, se isso não for possível, recomenda-se que se passe o aspirador de pó regularmente, sempre de forma delicada e no sentido das fibras. Também um pano úmido, com uma mistura de vinagre branco e água morna, ou uma escova macia com espuma limpadora de estofados, nas áreas sujas.

(imagens extraída de Pinterest e Simplichique)
(imagens extraída de Pinterest e Room Decor Ideas)

+ Usos na decoração

Geralmente, o veludo é visto em composições clássicas, mas ele é bastante versátil. Por isso, nada impede que esteja empregado também em ambientes contemporâneos, com estilos diferentes de decoração. Mas, isso desde que na dose certa. O truque é utilizar apenas uma peça com esse material no ambiente, para, assim, destacá-lo melhor. Objetos em tons opacos e linhas discretas combinam bem com o tecido liso, sem listras ou ranhuras. Mesmo os móveis mais trabalhados, como os capitonê, ficam bem em combinações de veludo nas cores vivas.

(imagens extraída de Achados de Decoração)

Cômodos neutros, com muito branco ou muito preto, no estilo minimalista, podem transmitir, aos seus usuários, uma sensação de rigidez, frieza, tristeza, monotonia e mais. Já com o colorido das peças em veludo consegue-se, ao conjunto, o equilíbrio visual tão desejado. Normalmente, as cores mais usadas são o vermelho, o vinho, o azul, o preto e o verde – tom em alta neste ano. Móveis assim até ficam bem sobre piso frio, como o porcelanato fosco, mas combinam melhor com acabamentos naturais, como madeira e couro.

(imagens extraída de Eu Decoro e Simplichique)
(imagens extraída de Eu Decoro e Residence Style)

Uma peça em veludo pode ser o ponto focal do ambiente. Esse tecido é visto aplicado em forração de acessórios, como almofadas; ou em modelos diferenciados de móveis, como poltronas, chaises, sofás, cadeiras, pufes e outros, principalmente para salas de estar. Vale a pena investir. O resultado final é sempre incrível, muito positivo e original.


É comum termos a dificuldade de enxergar como uma peça decorativa poderia ficar linda inserida na decoração. A ideia de se ter objetos em veludo nos interiores parece meio brega. Mas, sempre podemos nos surpreender com esse material. Se ainda assim o colorido do móvel não lhe agradar, complemente com a sobreposição de estampas geométricas e florais, para que haja uma perda em seu efeito clássico.


Fontes: Casa Claudia, Casa Vogue, Zap Imóveis.

Leia Também:

Prepare a casa para o frio e aposte na tendência do maxi tricô!

Ambientes que mesclam o antigo e o novo são tendência em decoração

Tons metalizados são tendência para decorar a casa