
O que levar em consideração na hora de decorar o hall de entrada
Os novos modelos de casas e apartamentos apresentam plantas baixas com layouts cada vez mais compactos. O espaço de recepção, após a entrada principal da residência, às vezes, é desconsiderado no projeto de decoração de interiores. Porém, essa região é de extrema importância, precisa estar integrada ao lar e ser tão bonita e funcional quanto os demais ambientes.
Nenhum imóvel é considerado atrativo se apresentar, de início, um hall de entrada sem qualquer tratamento visual. Engana-se quem pensa que ele é apenas um local de passagem. É através desse espaço que se percebe o estilo da casa, sua decoração e a personalidade dos moradores. E não importa se é grande ou pequeno, amplo ou estreito, o hall precisa estar integrado a tudo na edificação e ainda transmitir a mensagem de boas vindas para todas as pessoas que adentrarem nela.

+ Quais os benefícios de um hall de entrada bem decorado?
Um hall de entrada bem decorado valoriza o imóvel. Afinal, esse ambiente é como se fosse o “cartão de visitas” da residência, a primeira impressão de todos os convidados que forem ali recepcionados. Então, esse local deve oferecer muita beleza, mas também pode agregar funcionalidade, aproveitando ao máximo o ambiente. Por estar perto da saída da casa, pode se tornar uma área auxiliar, com espaços de armazenamentos e superfícies de apoio para apoiar objetos importantes para os moradores, como chaves, casacos e outros.


+ Quais as características de uma boa decoração?
“Menos é Mais” – Mies van der Rohe
Pode-se adotar qualquer ideia e estilo em uma decoração para hall de entrada, mas com restrições. Não é preciso abarrotar o espaço com objetos. A beleza está nos detalhes. É só dar a relevância na medida exata que esse ambiente merece, sabendo criar pontos de interesse e mantendo a harmonia visual do espaço.
Mas, afinal, qual o resultado que se deseja para esse cômodo?

+ Como personalizar um hall de entrada?
Antes que o projetista elabore qualquer proposta de decoração para um hall de entrada, é preciso que seu cliente decida qual será a principal função do espaço. Depois de esclarecida essa questão, está na hora de identificar qual o estilo a ser empregado – simples e casual ou chique e elegante; e qual melhor se adequaria ao gosto dos usuários. Isso irá refletir em todos os elementos inseridos no ambiente – como móveis, objetos decorativos, cores, texturas e muito mais.


Mesmo que o hall de entrada seja muito pequeno, ou apenas uma área reservada dentro da sala de estar, não se deve desprezá-lo. Vale a penar marcar esse espaço com uma bela decoração. Inclusive, todos os seus elementos podem combinar com o ambiente seguinte, dando uma amostra do que está por vir. Uma escultura, um biombo ou um vaso de plantas já pode fazer a separação necessária e dar a privacidade entre uma área e outra da casa.
O número de possibilidades para decorar um hall de entrada são maiores ou menores de acordo com o tamanho que o ambiente possui. Mesmo que sua área seja muito limitada e que tudo pareça estar apertado, não quer dizer que precisa ser desprovido de beleza. Nada deve ser um empecilho para ter um espaço convidativo e acolhedor para todos. Se a única opção for a área vazia atrás da porta, nichos e pequenas prateleiras podem ser a solução.

+ Como trazer alegria à recepção?
Geralmente, as pessoas só passam pelo hall de entrada, sem permanecerem muito tempo nele. Mesmo assim, pode-se usar e abusar das cores e estampas nesse ambiente. O contraste desse espaço delimitado, logo que se abre a porta, com o restante da casa é o ponto ideal para posicionar móveis auxiliares. As cores podem trazer um toque muito divertido e especial à recepção.
+ Amplitude, luminosidade e aconchego
A iluminação é fundamental no planejamento de decoração de halls de entrada. Lustres, spots, arandelas, pendentes com cristais e abajures – preferencialmente em luz quente – podem criar pontos focais e sensoriais bem atrativos e diversificados. Outro truque interessante é o emprego dos espelhos, que podem realçar a decoração e fazer o ambiente parecer maior. Peças grandes, que refletem as pessoas, de corpo inteiro, ajudam-nas a conferirem sua aparência antes de enfrentarem o mundo exterior.

+ Peças indispensáveis na decoração de um hall de entrada
Muitas vezes, apenas um simples aparador já é o suficiente para compor um belo espaço de hall de entrada. Mas, existem muitas outras peças que podem ser úteis na hora de compor uma decoração mais elaborada, charmosa e moderna. Um exemplo são os arranjos e vasos verdes, com flores e folhagens, que podem ficar sobre as mesinhas e balcões. Eles valorizam os ambientes, são visualmente delicados e relaxantes, e valorizam a composição, além de poderem ser mudados de acordo com a estação do ano.


Cadeiras, sofás, poltronas e bancos, acrescidos ao hall, funcionam bem quando o costume da família é descalçar os sapatos na entrada, principalmente em função da limpeza da casa. Mais, podem-se ter sapateiras, ganchos para casacos, bolsas, chapéus e guarda-chuvas. Peças de impacto, como esculturas, mural fotos, quadros, fontes e nichos, podem dar a qualquer decoração um toque de personalidade.
Gostou das dicas? Lembre-se que, seja qual for o tipo de decoração que você escolher, divirta-se, abuse da criatividade e tire o máximo de partido do seu lar!
Leia Também: