Top

O que leva as pessoas a optarem por uma casa container?

Há quem goste da ideia de viver em uma casa de contêineres. No entanto, para algumas pessoas, a ideia de morar em um “recipiente” pode parecer um tanto esquisita… Uma pesquisa buscou examinar mais de perto essa questão e mostrar exatamente por que algumas pessoas estão escolhendo esse tipo de moradia ao invés de residências convencionais. Confira!

Crédito: Container Home Plan

Veja também: Esses projetos brasileiros souberam aproveitar todas as vantagens dos contêineres


1. Preço

A resposta mais comum que a pesquisa relatou foi também a mais óbvia: o preço. Os entrevistados disseram que vivem ou gostariam de viver em uma casa de contêineres devido às economias que esperavam fazer.

Isto não quer dizer que todas as casas de contêineres são baratas. Pelo contrário. Em alguns casos extremos, casas de contêineres são vendidas por mais de US$ 1.000.000 (sim, dólares!). No entanto, a tendência é que contêineres possam ser usados ​​para construir casas acessíveis e isso tem sido feito em todo o mundo.

2. Amigo do Ambiente

Muitas pessoas querem possuir uma casa de contêineres porque querem construir casas de forma sustentável e ambientalmente amigáveis.

Na verdade, a “eco-simpatia” é uma tendência que não é única para a construção, mas sim que vem gradualmente aumentando a dinâmica na última década. Desde a virada do século, mais e mais pessoas estão se tornando conscientes da necessidade de ser tão ecológico quanto possível. Cada vez que um contêiner é reutilizado, estamos salvando a terra com mais de 3.500 kg de aço! Não só isso, também estamos salvando o uso de outros materiais que precisamos usar em vez do aço, como tijolos ou madeira. Saiba mais aqui.

Crédito: Container Home Plan

3. Estilo e Visual

A terceira razão mais popular é a aparência. Seu visual diferente – em alguns casos até rústico – está atraindo mais e mais pessoas. Não é realmente surpreendente, não é? Eles parecem incríveis!

4. Vida Off-Grid

Outra razão é a chamada vida “Off-Grid”, ou vida fora da rede, em tradução livre. Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, a vida fora da rede refere-se a viver em uma casa que não está conectada a uma rede elétrica. Em essência, significa viver de forma sustentável e auto-suficiente. As casas de contêiner podem ser compradas pré-fabricadas, o que significa que você pode simplesmente obter seu contêiner entregue e você tem sua casa off-grid pronta para viver.

5. Velocidade

A razão final apresentada pela pesquisa foi a velocidade. A diferença extremamente significativa da velocidade pela qual uma casa de contêiner  pode ser construída e ficar pronta quando comparada a uma casa de construção tradicional (usando tijolos e argamassa) acaba por ser determinante em boa parte dos casos, uma vez que os contêineres podem ser montados em velocidades bastante impressionantes. 

Fonte: Container Home Plans

  • Fernando Solatium

    Boa tarde,

    Que ideia incrível, ja ouvir falar em casas estilo contêiner mas nunca pesquisei a fundo. Adoro essa aparência rustica. E se me perguntarem se eu faria uma casa contêiner a minha resposta seria SIM.

    Visite meu site: //www.solatium.com.br/

  • Excelente matéria! Trabalho com Light Steel Frame e sei da importância disso no mercado da construção civil.