Top

O que esta cidade na Paraíba está fazendo para ter duas árvores por habitante?

O objetivo da cidade de Campina Grande, na Paraíba, é ter duas árvores por habitante. Por meio de uma meta que precisa de muito gerenciamento, especialistas e voluntários têm buscado as melhores maneiras de colocar esse projeto em prática, já que são 400 mil pessoas vivendo no local e ”apenas” 100 mil árvores atualmente.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Campina Grande
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campina Grande

Como é esse projeto?

Um dos maiores gestores do desse projeto inspirador é a Universidade Estadual da Paraíba, por meio do programa Adote Uma Árvore. Em quase dez anos de existência (foi criado em 2007), realiza mutirões de plantio e distribuição de mudas nativas em diversas áreas. Ao todo, já foram mais de cem mil.

Para tornar Campina Grande uma cidade mais verde, os responsáveis pretendem conscientizar todas as pessoas para que abracem a causa. A junção com outros projetos, como o Minha Árvore e Habite-se Ecológico, de secretarias municipais, também é uma ideia para que o paisagismo do local mude futuramente.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Campina Grande
A ideia é que as crianças aprendam desde cedo o valor do plantio de novas árvores na cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campina Grande)

Com duas árvores por habitante, o objetivo é que a área passe por uma grande mudança, que já começou. A prefeitura da cidade tem realizado um censo oficial sobre a situação da arborização, melhoria da fiscalização no cumprimento de normas de respeito ambiental em novas construções e ações nas escolas, para mostrar às crianças a importância do plantio e cuidado com as árvores.

Ainda não há uma previsão de quando a meta será batida, já que são muitas etapas que precisam ser gerenciadas para que as árvores cresçam saudáveis e tragam benefícios para os moradores, mas, aos poucos, a área vai ficando com uma cara nova e mudando a qualidade de vida das pessoas.

Um projeto incrível e que pode servir de inspiração para muitas cidades brasileiras, não é? Para saber mais sobre o programa, acesse este link.

Referência: Ciclo Vivo