Top

O que essa série fotográfica tem a ensinar sobre os movimentos Bauhaus e Art Déco

Apesar de jovem, o fotógrafo húngaro Balint Alovits está longe de ser um profissional inexperiente no que diz respeito a cliques arquitetônicos. Isso porque, com 30 anos de idade, ele se especializou em registrar espaços abertos e interiores, sempre com um olhar objetivo e uma estética apurada.

Para a série fotográfica Time Machine (Máquina do Tempo, em português), criada entre 2013 e 2016, ele se dedicou a buscar um elemento específico da arquitetura de Budapeste, capital da Hungria e cidade onde mora: escadas em espiral no estilo art déco e inspiradas no movimento Bauhaus.

Mais do que simplesmente retratar essas soluções arquitetônicas, as lentes de Alovits revelam os padrões que atraem o olhar do observador para o centro das escadas, explorando a simetria e a beleza clássica desses projetos. O efeito visual é de como se as imagens exercessem gravidade, fazendo-nos focar no meio delas.

Segundo o fotógrafo, essas obras criam uma nova dimensão ao dividir espaço e tempo, permanecendo dentro dos limites visuais do conceito de seu projeto. Não importa em que período as escadas foram construídas, seus registros fotográficos expõem movimentos arquitetônicos específicos e a espiral presente nelas evoca a ideia de infinito.

O que foi o movimento Bauhaus?

O movimento Bauhaus surgiu com a fundação da escola de artes do mesmo nome, em 1919, em Weimar, na Alemanha. Criada pelo arquiteto Walter Gropius, foi responsável por unificar arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial e revolucionar o design moderno. As principais características do Bauhaus são formas e linhas simplificadas, com visual clean.

E o art déco?

Já o art déco foi um estilo que se popularizou na década de 1920 e se caracteriza por linhas retas ou circulares estilizadas, com formas geométricas e o design abstrato. Animais e formas femininas são motivos bastante explorados por esse movimento que, ao contrário do Bauhaus, não exigia a funcionalidade do design.

 

Confira a seguir mais imagens da série fotográfica Time Machine:

Fotos: Balint Alovits. Fonte: DesignBoom, Balint Alovits, Enciclopédia Itaú CulturalMundo Estranho.